O empate em 1 a 1 diante do Criciúma no Heriberto Hulse, na noite da última quarta-feira (24), rendeu um ponto fora de casa ao Fortaleza e também uma grande marca: a equipe cearense igualou a sua melhor campanha no primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro na história dos pontos corridos mesmo com um jogo a menos, que ocorreu em 2021.
Com os 33 pontos conquistados em dezessete partidas disputadas até aqui, o Leão do Pici ocupa o quarto lugar, com nove vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Além disso, é o segundo melhor mandante do campeonato, também invicto no Castelão: venceu sete e empatou três. Só o Cruzeiro, com oito vitórias em oito oportunidades, superou a equipe cearense nesta edição da competição.
+ Veja notas das atuações do Fortaleza na partida
Naquela ocasião, em 2021, a equipe que já era treinada por Juan Pablo Vojvoda tinha uma jornada parecida, venceu nove, empatou seis, mas foi derrotada quatro vezes, e também ocupava o mesmo quarto largo. Além de ser a melhor campanha do Fortaleza em um primeiro turno, é a maior jornada de um time nordestino desde que o formato de pontos corridos foi instaurado.
Ao final daquele Brasileirão, a equipe cearense encerrou um Brasileirão histórico, ficando em quarto lugar e garantindo pela primeira vez uma vaga na Copa Libertadores.
O Tricolor de Aço, que fez só dezoito partidas até o momento, deve realizar o confronto atrasado da décima nona rodada contra o Internacional, apenas em agosto, quando já ocorre o returno do Campeonato Brasileiro. Até o momento, não tem uma data marcada ao certo para a realização da partida, mas é a previsão.
E no próximo sábado (27), o Fortaleza já trava uma grande batalha por sua permanência no G4 do Brasileirão, enfrentando o São Paulo às 21h30 (horário de Brasília) na Arena Castelão. A equipe paulista tem apenas um ponto a menos que o Leão do Pici e ocupa duas posições abaixo.