O Fortaleza estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes nesta quinta-feira (26), diante do Sport. O duelo entre os Leões acontece a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio Presidente Vargas, na capital cearense.
Comandada pelo técnico Léo Porto, a equipe Sub-20 do Fortaleza volta a participar da competição nacional após um ano sem a realização do campeonato, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para o clube, o torneio é mais uma oportunidade de trabalhar a formação dos atletas da base, visando o futuro dos jovens talentos.
– O Brasileirão de Aspirantes terá uma grande importância no processo formativo dos nossos atletas, pois com jogos de alto nível conseguimos entregar cada vez mais jogadores capacitados para a equipe profissional. É uma competição que nos ajudou na formação de atletas como Gustavo Coutinho e Alix Vinicius, além de ser a competição que foi responsável por revelar o Hércules – comentou Erisson Matias, Gerente das Categorias de Base do Fortaleza.
Nas últimas edições, a base do Tricolor do Pici chegou à fase eliminatória do campeonato e fez campanhas sólidas. Em 2021, quando protagonizou sua melhor campanha no Aspirantes, o Fortaleza teve um bom aproveitamento na segunda fase, mas acabou eliminado na semifinal. Na edição seguinte, em 2022, o Leão do Pici terminou em segundo lugar na classificação de seu grupo na primeira fase e avançou às quartas de final. No mata-mata, os tricolores foram eliminados pelo Fluminense por 2 a 1 no placar agregado.
O retorno do Campeonato Brasileiro de Aspirantes movimenta o calendário e acrescenta compromissos à base tricolor. Nesta temporada, a equipe chegou na terceira fase da Copinha, foi semifinalista do Campeonato Brasileiro Sub-20, consagrou-se finalista do Cearense Sub-20 e também está confirmada na Taça Fares Lopes, que acontece entre novembro e dezembro.
O clássico dos Leões terá transmissão pela TV Leão Novibet, canal do Fortaleza no YouTube. Para os torcedores do Tricolor do Pici que quiserem acompanhar nas arquibancadas, a entrada está liberada para o setor social com a entrega de 1kg de alimento.