Fortaleza

Fortaleza enfrentou um nordestino na Copinha pela nona vez

Fortaleza se despede da Copinha com derrota contra um rival nordestino. (Foto: Felipe Honorato)

Desde 2005, Fortaleza tem um considerável histórico de confrontos contra nordestinos na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

(Foto: Felipe Honorato)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior terminou de forma frustrante para o Fortaleza. Neste domingo (14), o Leãozinho acabou derrotado pelo CRB-AL, por 1×0, em Jaú, na terceira fase da competição e se despediu de São Paulo com quatro vitórias e uma derrota. O jogo contra o CRB foi a revanche da fase de grupos, em Assis. Na primeira fase, o Tricolor venceu o duelo nordestino por 4×3 e encaminhou a liderança da chave.

Os jogos contra o CRB nesta edição do principal torneio de base do Brasil não foram os primeiros do Fortaleza contra nordestinos. O próprio CRB cruzou o caminho do Tricolor na Copinha de 2014. No grupo N, com sede em Indaiatuba, os dois nordestinos dividiram o Estádio Gigante da Vila Industrial com Ponte Preta e Primavera-SP. O Fortaleza terminou com apenas um ponto, na lanterna, depois de empatar com o Primavera na última rodada. Antes de perder pra Ponte, o Leãozinho foi massacrado pelo CRB, por 6×0, na estreia da competição.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreads e TikTok.

O primeiro jogo do Fortaleza contra um adversário do Nordeste aconteceu em 2005. Há 19 anos, o Tricolor ficou no grupo P, com Nacional-SP, Portuguesa-SP e o Porto, de Pernambuco. O único ponto conquistado pela molecada do Leãozinho foi justamente contra os pernambucanos, num empate por 2×2. As derrotas para a dupla paulista deixaram o Fortaleza na lanterna da chave.

Em 2009, o Fortaleza teve uma de suas melhores participações na Copinha. No grupo F, em Taboão da Serra, o Tricolor venceu os três jogos e avançou com 100% de aproveitamento. A estreia, contra o Vitória, da Bahia, foi importante pra conseguir seguir na competição. 3×2 contra o rival baiano e o Fortaleza ainda goleou o time da casa, Taboão da Serra, e venceu o Rio Preto-SP. O Leãozinho ainda eliminaria o Flamengo na segunda fase, antes de cair nos pênaltis contra o Athletico, nas oitavas.

Em 2013, o Fortaleza terminou na primeira posição do grupo P, mas teve uma fase de grupos bem complicada. Foram dois empates, contra São Bernardo-SP e Caxias-RS, e uma vitória, contra o JV Liberal, do Maranhão. O jogo contra a equipe, que hoje joga a segunda divisão do campeonato maranhense, terminou em 2×1 pro Tricolor. Os outros dois jogos terminaram em 1×1. O Leão ainda passou pelo Botafogo na segunda fase, mas foi eliminado nas oitavas depois de ser goleado pelo São Paulo.

Em 2018, o Tricolor voltou a encontrar uma equipe do Nordeste na Copinha, mas apesar da vitória, acabou eliminado na primeira fase. O Fortaleza ficou na terceira posição do grupo 19, num empate triplo com Volta Redonda-RJ e Itapirense-SP, todos com cinco pontos. O Fortaleza empatou contra os dois líderes e venceu o Estanciano, do Sergipe, por 3×2. A vitória contra o pequeno time sergipano não foi o suficiente e o Fortaleza foi eliminado nos critérios de desempate.

+ Goleiro Santos é anunciado pelo Fortaleza

No ano seguinte, o Fortaleza enfrentou mais dois times nordestino na Copinha. Na fase de grupos, o Tricolor dividiu a liderança com o Primavera-SP, com sete pontos, depois de empatar contra o time paulista e vencer o Sertãozinho-SP e o Queimadense, da Paraíba. A vitória por 2×0 contra o paraibanos, na primeira rodada, ajudou o time a alcançar a segunda fase, quando o Leãozinho encontrou o Visão Celeste, do Rio Grande Norte. Os meninos do jovem clube potiguar, fundado em 2010, caminhavam pra uma campanha histórica e venceram o Fortaleza por 2×1. O Visão Celeste chegou até às oitavas de final, quando foram derrotados pelo Corinthians.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo