Fortaleza

Fortaleza está entre os times mais valorizados do Brasil, aponta estudo

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Segundo o “Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024”, Leão do Pici registrou um crescimento acima dos 190% no valor de mercado

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Destaque nos gramados, onde faz a melhor campanha de sua história no Campeonato Brasileiro, além das quatro linhas, o Fortaleza também ganha espaço e é um dos clubes que teve maior crescimento nos últimos anos. É o que aponta o estudo “Valuation TOP 30 clubes do Brasil 2024”, da Sports Value, que reuniu dados sobre o valor de mercado das equipes nacionais.

De acordo com o levantamento, entre 2020 e 2024, o Fortaleza registrou uma valorização de 197%, a quarta melhor marca dentre todos os clubes brasileiros no período, atrás apenas de Criciúma (298%), Red Bull Bragantino (287%) e Botafogo (207%). Para o CEO da SAF do Fortaleza, Marcelo Paz, o crescimento mercadológico está associado ao trabalho da gestão do clube e o apoio dos torcedores tricolores.

— É um marco muito importante para a história deste clube e demonstra como uma gestão responsável, com um trabalho que envolve muitos profissionais de alta qualificação, e sempre com o apoio da nossa torcida, tem gerado ótimos frutos. Isso inclui desde o processo de ganho de estrutura, equalização da dívida, aumento de receitas, e mais recentemente a migração para a SAF – declarou o gestor.

Dos 30 clubes analisados no estudo, o Fortaleza ficou na 16ª colocação do ranking de maior valor de mercado. Considerando ativos, dívidas, investimentos e outros fatores, atualmente, o clube é avaliado em R$ 754 milhões. O Leão do Pici ainda aparece como o segundo nordestino mais valorizado, ficando atrás apenas do Bahia, na 15ª colocação.

O estudo foi realizado com base em todos os ativos financeiros dos clubes, como dinheiro nos caixas e bancos, aplicações financeiras e valores a receber e também o estádio, centro de treinamento e edificações em geral. Além da avaliação de marca, que considera 20 variáveis em três grupos distintos, sendo eles: potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.

— Todo esse crescimento estrutural e financeiro do clube precisa necessariamente ser acompanhado do resultado esportivo, que é o que o torcedor mais espera e que dá sustentabilidade para seguir crescendo – concluiu Paz.

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