Com apenas três rodadas para o final do Campeonato Brasileiro, as últimas disputas por posições começam a afunilar. Na parte de cima da tabela, Palmeiras já garantiu o título do ano, mas as vagas finais para a Copa Libertadores da América continuam abertas. Ao todo, são oito vagas, com o campeão, Internacional, Flamengo, Fluminense e Corinthians confirmados para a próxima edição.
Enquanto isso, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, América-MG, Fortaleza, Botafogo e Santos tentam alcançar as últimas três vagas. Contudo, a equipe paranaense, com 54 pontos, tem vantagem em relação ao restante. Por outro lado, Botafogo e Santos possuem menos pontos e correm por fora na disputa.
Outra equipe que tem grandes chances de classificação é o Atlético-MG não só pela qualidade do elenco, mas também pela facilidade no calendário, porque vai enfrentar Botafogo e Cuiabá. Ou seja, apesar das tantas possibilidades, as maiores apostas, além de Furacão e Galo, são Fortaleza, América-MG e São Paulo.
Fortaleza tem um calendário mais fácil e o melhor retrospecto
Entre os concorrentes, o calendário do Fortaleza é o menos complicado. São Paulo enfrentará Fluminense e Internacional, enquanto o América-MG visita o Red Bull Bragantino e o Palmeiras, que levantará a taça nesse jogo. Já o Leão do Pici enfrenta Atlético-GO e Bragantino na Arena Castelão, e o Santos na rodada final.
Além disso, a campanha do Tricolor Cearense no segundo turno aumenta as chances de uma vaga se concretizar. Mesmo após um primeiro turno bastante abaixo das expectativas, o time de Vojvoda possui uma das melhores campanha de returno, o que catapultou o clube para uma possível Libertadores. Ao todo, são dez vitórias, três empates e outras três derrotas.
São Paulo é o maior adversário
Apesar da qualidade do América-MG, a equipe estava fora da disputa até a última rodada, quando aproveitou os tropeços dos concorrentes. Por isso, o São Paulo, que também é a equipe de maior qualidade, deverá complicar o Leão nessa disputa final, além de ter três pontos de diferença e um saldo de gols muito maior (12).
As possíveis surpresas
As duas equipes que podem surpreender são Botafogo e Santos, mas não juntos: um ou o outro. Ambos se enfrentarão na penúltima rodada do campeonato e um concorrente direto. Em caso de duas vitórias, o cenário pode ser completamente diferente.