Fortaleza

Fortaleza protagoniza temporada marcada pela perseverança

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Do atentado sofrido no início do ano à melhor campanha de sua história no Brasileirão, relembre o 2024 do Leão do Pici

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Entre altos e baixos, o Fortaleza acumulou resultados expressivos, conquistou título, se reconstruiu e encerrou mais uma temporada histórica. Do atentado no início do ano ao G-4 do Brasileirão, relembre o 2024 do Leão do Pici.

CAMPEONATO CEARENSE E COPA DO NORDESTE

O Fortaleza iniciou a disputa do estadual sonhando com o hexa. Dono de uma campanha sólida na primeira fase, o time garantiu a classificação direta para a semifinal da competição. Enquanto aguardava a definição do adversário no mata-mata, o clube sofreu o primeiro declínio do ano: o atentado de 22 de fevereiro.

Em paralelo ao Campeonato Cearense, o Leão do Pici competia pela Copa do Nordeste. Durante o intervalo no estadual, o Fortaleza enfrentou o Sport no torneio regional. Após a partida como visitante, o ônibus que carregava a delegação tricolor sofreu um ataque de torcedores da equipe adversária. Após o episódio, que contou com objetos lançados e vidros quebrados, alguns atletas foram afastados para recuperações físicas e psicológicas.

De volta à disputa do estadual, o Fortaleza entrou em campo desfalcado para enfrentar o Maracanã, mas conseguiu a classificação para sua sétima final consecutiva e foi para a disputa do título contra o Ceará. Em um Clássico-Rei equilibrado, o Leão foi superado pelo Vozão nos pênaltis e foi vice-campeão. Aquele era o fim da hegemonia tricolor e a segunda queda da equipe na temporada.

Apesar da derrota na final Cearense, era o momento do Tricolor de Aço se reinventar. Após instabilidade na fase de grupos do Nordestão, a recuperação dos atletas atingidos no atentado e uma classificação sofrida na última rodada, o Fortaleza se manteve vivo no regional e chegou até a decisão. Em uma final equilibrada com o CRB, nos pênaltis, o Leão conquistou o tricampeonato da Copa do Nordeste.

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Fortaleza conquista o tricampeonato da Copa do Nordeste (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

COPA DO BRASIL

A passagem do Fortaleza pela Copa do Brasil foi rápida e amargada. Após passar pelo Fluminense-PI na primeira fase e se classificar nos pênaltis contra o Retrô na segunda fase, o Tricolor precisava superar o Vasco para chegar às quartas de final. Depois de um empate em zeros no jogo de ida, na Arena Castelão, a decisão foi em São Januário, onde as equipes protagonizaram um duelo bastante disputado e ficaram no 3 a 3 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Cruzmaltino eliminou o Leão do Pici por 5 a 4.

CONMEBOL SUL-AMERICANA

Finalista na edição anterior da Copa Sul-Americana, a equipe cearense desejava repetir o feito e, desta vez, conquistar o título. Construindo uma campanha segura, batendo de frente com gigantes do futebol, garantiu a liderança do Grupo D, a dois pontos de distância do Boca Juniors, e se classificou para as oitavas de final.

No mata-mata, o Leão encarou o Rosario Central, da Argentina. Depois de um empate em 1 a 1 no confronto de ida, venceu por 3 a 1 o jogo de volta. Com 4 a 2 no placar agregado, os brasileiros se classificaram para as quartas de final. O Tricolor parecia cada vez mais próximo de seu objetivo.

A fase seguinte foi como um banho de água fria. Diante do Corinthians, o Fortaleza foi irreconhecível e sofreu duas derrotas. Em casa, foi superado por 2 a 0 e saiu em desvantagem. No jogo de volta, na Neo Química Arena, repetindo a atuação abaixo da média, foi derrotado por 3 a 0 e deu adeus ao torneio.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Iniciando a competição embalado, o Fortaleza acumulou resultados positivos e, rapidamente, ganhou posições. O Leão do Pici chegou a ocupar a liderança no segundo turno, sendo o primeiro clube nordestino a assumir a ponta da tabela no returno desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado em pontos corridos.

A liderança foi passageira, mas uma marca importante na campanha histórica do Tricolor. Na sequência do Brasileirão, o time cearense deu uma desacelerada, oscilando na tabela, porém não deixou de lutar pelas primeiras colocações. A persistência foi, novamente, aliada do Fortaleza, que voltou a pontuar e chegou às últimas rodadas na briga pelo título.

(Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)
Em 2024, Fortaleza fez a melhor campanha de sua história no Brasileirão (Foto: Mateus Lotif/Fortaleza EC)

Com a melhor campanha de sua história no Campeonato Brasileiro de pontos corridos, o Fortaleza construiu uma trajetória segura, consolidando-se entre os primeiros colocados. Após a vitória sobre o Internacional, no último domingo (8), o Laion assumiu a quarta colocação, com 68 pontos, a maior pontuação de um time do Nordeste na competição.

Em 38 rodadas, foram 19 vitórias, 11 empates e oito derrotas do Fortaleza. O Laion terminou o campeonato invicto como mandante. A campanha histórica garantiu uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2025. Assim, o Tricolor do Pici concluiu mais uma temporada memorável.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo