No início desta semana, o Fortaleza recebeu a visita de Toni Cortés, Diretor Técnico da Academia de Futebol de Angola (AFA). O dirigente conheceu a estrutura do Centro de Treinamento Ribamar Bezerra e ministrou uma palestra para os funcionários do clube abordando a metodologia para formação de atletas aplicada na AFA.
A visita de Cortés é parte da parceria criada entre o Fortaleza e a Academia de Futebol de Angola. A conexão entre o clube e a academia angolana surgiu a partir da passagem de Erisson Matias, Gerente das Categorias de Base do Tricolor, por Angola, no ano passado, quando pôde acompanhar o funcionamento da metodologia de formação criada pelo espanhol.
“Foi importante ter o Toni aqui conosco, um profissional com muita experiência e que pode nos passar diversos ensinamentos. Estive ano passado visitando Angola e pude acompanhar a metodologia, treinos e jogos. Desde então, surgiu a parceria entre Fortaleza e a AFA, entidade que estamos estreitando os laços neste momento” disse o Gerente da Base do Fortaleza Erisson Matias.
+ Para acompanhar todas as notícias sobre o Fortaleza siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Toni Cortés foi auxiliar técnico da Seleção da Catalunha. Na Academia de Futebol de Angola, Cortés ocupa a direção técnica há 11 anos. O dirigente também é professor do Departamento de Educação da Catalunha e possui o certificado de Treinador UEFA Pro Nível 3.
Entre suas experiências com categorias de formação de base, futebol profissional e no setor da educação, Toni Cortés desenvolveu a BCNwinMethod, uma metodologia de formação de atletas, baseada nos conceitos de sua região e no modelo seguido pelo Barcelona. A metodologia capacita profissionais de futebol para desenvolver um plano estratégico para melhoria de todos os níveis de uma entidade afim de alcançar excelência esportiva na formação de jogadores.