O confronto desta quinta-feira (23) contra o Deportivo Maldonado-URU, pela segunda fase da CONMEBOL Libertadores, marca um feito histórico para o Fortaleza Esporte Clube, que se torna a primeira equipe nordestina a disputar a competição por duas vezes consecutivas.
Antes do Fortaleza, equipes como Sport, Bahia e Náutico já haviam representado o nordeste na Libertadores, porém, nenhuma dessas equipes conseguiu duas participações em sequência. Outro fator de destaque, é que o Fortaleza é o único nordestino a conquistar a vaga através dos pontos corridos, algo que também não foi feito pelas demais equipes.
O Bahia, clube nordestino com mais participações, conseguiu a classificação para a competição continental em três oportunidades: 1960, 1964 e 1989. O Sport representou a região em duas oportunidades: 1988 e 2009. Já o Náutico esteve na Libertadores apenas uma vez, em 1968. O Leão do Pici, em seu trabalho e projeto extremamente bem executados nos últimos anos, participou da edição de 2022, e irá estrear na edição de 2023.
Em 2022, o Fortaleza alcançou às oitavas de final da Liberta, se tornando a terceira equipe nordestina a conseguir avançar para o mata-mata. Bahia em 1989, e o Sport em 2009 também já haviam conquistado o feito.
O Fortaleza joga a partida de ida da segunda fase da CONMEBOL Libertadores contra o Deportivo Maldonado, no Uruguai, nesta quinta-feira (23), no Estádio Domingo Burgueño Miguel, às 21h (de Brasília).