Fortaleza e Ceará abriram a disputa da final do Campeonato Cearense Sub-20, em Clássico-Rei no último sábado (21), no Estádio Presidente Vargas. Com gol de pênalti, marcado por Kauê Canela, o Leão do Pici garantiu a vitória por 1 a 0 e segue em vantagem no agregado para o jogo de volta.
Diante das arquibancadas vazias, por determinações de segurança por causa do jogo entre Fortaleza e Bahia pela Série A do Brasileirão, que aconteceu na Arena Castelão, a primeira partida da decisão do título estadual da categoria de base foi decidida por detalhes.
Sem criar grandes oportunidades, Ceará e Fortaleza protagonizaram um duelo equilibrado, com os goleiros sendo os principais responsáveis pela igualdade no placar até pouco mais da metade do segundo tempo.
Ao longo da primeira etapa, a melhor chance do Vozão foi na altura dos 43′, quando Brian aproveitou cruzamento de João Victor e finalizou para o fundo das redes. O gol foi anulado pela arbitragem, que viu toque de mão do jogador do Ceará no domínio da bola. Pelo lado do Fortaleza, as melhores oportunidades foram em chegadas de Kauê e Fabrício, que pararam na defesa alvinegra.
Investindo em uma postura mais ofensiva, o Ceará avançou no campo adversário e criou chance de abrir o placar ainda nos primeiros minutos da segunda etapa. Apesar da tentativa, o Fortaleza voltou a equilibrar o ritmo e o jogo seguiu morno. O cenário mudou apenas aos 79′, quando Kauê Canela sofreu um pênalti, assumiu a batida e converteu a cobrança, marcando o gol da vitória tricolor.
O resultado deu ao Fortaleza a vantagem para o jogo de volta da final do Cearense Sub-20. Com a diferença no placar agregado, o Leão do Pici joga pelo empate os últimos 90 minutos da disputa pelo título. Para levar aos pênaltis, o Ceará precisa garantir uma vitória por um gol de diferença. A decisão acontece na segunda-feira (30), às 20h45 (horário de Brasília), no PV.