As equipes de Santos e Fortaleza têm confronto marcado neste domingo (13), às 16h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Diferente da equipe santista, que está garantida na Copa Sul-Americana e não pode alcançar nenhum outro objetivo, o Leão sonha com a Libertadores do ano que vem.
Não à toa, o time do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda está a apenas três pontos de diferença dos 6º e 7º colocados, Athlético-PR e Atlético-MG. Além disso, juntamente com Botafogo, América-MG e São Paulo, completam a lista dos seis clubes que lutam por três vagas, sendo uma direta para a fase de grupos.
Mas como o Fortaleza ocupa a 10ª colocação, a situação necessita um cenário muito específico para a classificação. Antes de precisar esperar resultados positivos, o clube cearense é obrigado a fazer a sua parte e vencer o confronto contra o Santos. Todos os outros confrontos poderão ser irrelevantes se os jogadores não somarem três pontos na Vila Belmiro.
Certamente, as partidas de Athlético-PR x Botafogo, América-MG e Atlético-GO e Corinthians x Atlético-MG serão muito importantes para definir as posições, nenhuma será possível em caso de empate com o Santos. A necessidade é vencer para alcançar o principal torneio do continente.