Campeonato Paulista

FPF e clubes da Série A1 do Paulistão se posicionam sobre paralisação do futebol

Publicado em

Foto: FPF
— Continua depois da publicidade —

Em nota oficial publicada durante a tarde desta terça-feira (16), após reunião virtual com os 16 clubes da Série A1, do Paulistão, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores; a Federação Paulista de Futebol declarou que, por decisão unanime, o calendário de jogos do Campeonato Paulista de 2021 deve ser mantido como planejado e não atenderá aos pedidos de paralisação do futebol.

Para isso, a FPF alega estar trabalhando junto a CBF e outras autoridades para transferir os jogos das rodadas 5, 6 e 7 do Paulistão para outros estados. De acordo com a nota, a “bolha de segurança” adotada pelos clubes em proposta apresentada ao Governo do Estado de São Paulo e ao Ministério Público Estadual atende aos protocolos de saúde e garantem que o futebol seja “extremamente seguro”.

Apesar de reconhecer e lamentar a gravidade da pandemia de Covid-19 no país e, especialmente, no estado de São Paulo, as entidades que participaram da reunião alegam “falta de argumentos científicos e médicos que sustentem a paralisação das referidas rodadas neste momento”, e não descartam a possibilidade de recorrer judicialmente contra a paralisação das partidas de futebol durante a fase emergencial em São Paulo.

Publicidade

A FPF se manifesta contra a paralisação do futebol desde o primeiro anúncio de que o governador de São Paulo, João Dória, decretaria a suspensão dos jogos no estado, na última semana. Dória propôs a paralisação das partidas em território paulista entre os dias 15 e 30 de março.

Durante a semana, autoridades do futebol tentaram contornar a situação e derrubar o decreto do Governo de São Paulo. No entanto, a decisão ainda vale e os jogos devem ser transferidos. Os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, incialmente cotados para acolher o Paulistão, decretaram que não receberão jogos da competição. O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, afirma estar negociando com outros estados para garantir a manutenção do calendário original.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile