França e Argentina se enfrentam, nesta sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), no Stade de Bordeaux, em jogo válido pelas quartas de final do torneio de futebol masculino das Olimpíadas de Paris 2024. Esta será a primeira vez que as equipes serão adversárias após o caso de rascismo praticado pelos argentinos no final da Copa América, quando ofenderam os franceses.
Na ocasião, durante a comemoração do título continental, a delegação Argentina foi filmada, em transmissão ao vivo nas redes sociais do jogador Enzo Fernández, entoando cânticos rascistas e xenofóbicos. As músicas cantadas pelos argentinos fazem referência aos jogadores franceses e às suas origens, principalmente aos atletas filhos de imigrantes, além de proferirem ofensas transfóbicas.
“Eles jogam pela França, mas são de Angola, que bom que eles vão correr, se relacionam com transexuais, a mãe deles é nigeriana, o pai deles cambojano, mas no passaporte: francês”, cantavam os argentinos.
Diante do caso, a Federação Francesa de Futebol acionou à Fifa e fez uma denúncia. Amélie Oudea-Castera, ministra de esportes da França, também se manifestou sobre a conduta dos argentinos e declarou seu repúdio ao episódio em suas redes sociais.
A polêmica aconteceu no dia 14 de julho, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris. Agora, Argentina e França se encontram pela primeira vez após o episódio, abrindo a disputa na fase do mata-mata do torneio masculino de futebol.
Dentro das quatro linhas, analisando o aproveitamento das equipes, a expectativa é de uma partida bem disputada. A França passou invicta pelo grupo A e conta com sua torcida para defender a permanência no torneio. Do outro lado, a Argentina estreou com derrota nas Olimpíadas, mas se recuperou nas rodadas seguintes e terminou na segunda colocação do grupo B.
Quem passar pelo duelo desta sexta-feira chegará às semifinais, que serão disputadas na segunda-feira (5), para enfrentar o vencedor da partida entre Egito e Paraguai.