Pela terceira rodada do grupo D da Eurocopa, França e Polônia se enfrentaram nesta terça-feira (25), no Signal Iduna Park, em Dortmund. Após uma pressão, os franceses saíram na frente, mas acabaram tomando o empate para a já eliminada seleção polonesa. Kylian Mbappé e Robert Lewandowski foram os autores dos gols, ambos de pênalti.
Com este resultado, a França avança na segunda colocação do grupo e terá pela frente o segundo colcado do Grupo E. Com isso, os franceses se colocaram em uma chave que pode ter Portugal nas quartas de final e Alemanha ou Espanha na semi. A Aústria venceu a Holanda e garantiu a primeira colocação.
O JOGO
Ao contrário do que muitos pensavam, a já eliminada Polônia veio para o jogo determinada, e iniciou jogando com inteligência, chegando até a assustar o goleiro Maignan. A França passou a dominar a partida na segunda metade do primeiro tempo, com Mbappé, Barcola e Dembelé criando chances claras de gol, mas não conseguiu balançar as redes, apesar do volume feito.
O segundo tempo começou com o mesmo cenário, aos 9 minutos, após jogada individual, Dembelé entrou na área pela direita e foi derrubado por Kiwior, o árbitro marcou a obstrução com convicção. Na cobrança do pênalti, Mbappé deslocou Skorupski, batendo no canto esquerdo para inaugurar o marcador.
A seleção bicampeã mundial teve oportunidades para ampliar, e a Polônia começou a chegar, aos 30’, o juiz foi chamado ao VAR para rever lance que o Upamecano derrubou Swiderski na área, e marcou outro pênalti. Na cobrança, Maignan defendeu, mas o goleiro havia se adiantado e o árbitro mandou Lewandowski retornar a marca da cal. O camisa 9 repetiu o chute rasteiro no canto direito, mas dessa vez, o goleiro francês não alcançou, tudo igual no placar. Os Azuis até tentaram, mas não chegaram a marcar outro tento e o resultado permaneceu.
Os poloneses encerraram a sua participação na Eurocopa de 2024, caindo na fase de grupos. Já a seleção treinada por Didier Deschamps continua a caminhada em busca do seu terceiro título da competição, o adversário nas oitavas de final será o segundo colocado do grupo E, que segue indefinido entre Bélgica, Romênia, Eslováquia e Ucrânia, todos com três pontos.