Futebol Internacional

Franck Ribéry se aposenta aos 39 anos e será auxiliar da Salernitana

Ribéry multicampeão no Bayern
Divulgação/FC Bayern

Um dos melhores jogadores franceses do Século XXI anunciou nesta sexta-feira (21) o encerramento de sua carreira como jogador de futebol. Aos 39 anos de idade, o meia francês Franck Ribéry anunciou sua aposentadoria dos gramados. Contratado em setembro de 2021 junto à Salernitana, o jogador entrou em campo menos do que esperado devido às lesões, problema recorrente que o acompanhou durante os últimos anos de sua carreira. Parar de jogar não significa afastamento completo do futebol. Ribéry estará na comissão técnica da equipe italiana já neste fim de semana.

For me, football is passion, fun, sacrifice, dedication. Football is my life. When I look back on my career today, I am…

Posted by Franck Ribéry on Friday, October 21, 2022

Ribéry deu seus primeiros passos quando criança no FC Conti, em Boulogne-sur-Mer, onde nasceu. Fez parte do juvenil do Lille e do Boulogne até ser promovido ao time principal do Boulogne em 2002. Na sequência de sua carreira, passou por Olympique Alès, Brest e Metz em um período de dois anos e meio. No começo de 2005, o Galatarasay o adquiriu junto ao Metz, mas a passagem na Turquia durou apenas seis meses com a compra feita pelo Olympique de Marseille. Uma temporada depois de se destacar na Copa do Mundo disputada na Alemanha com o vice-campeonato mundial pela Seleção da França, foi comprado pelo Bayern por 30 milhões de euros. Na Baviera, teve a melhor fase de sua carreira, com 12 anos de vários títulos nacionais, internacionais e mundiais com o clube, além de premiações individuais. Em 2019, foi contratado pela Fiorentina após não ter seu contrato renovado na Alemanha. Passou dois anos em Florença até encerrar sua carreira na Salernitana. Em duas décadas de futebol profissional, o francês disputou 632 jogos, com 151 gols marcados e 224 assistências dadas. Na seleção principal, foram 16 tentos assinalados e 25 assistências em 81 partidas.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagram TikTok.

Para mim, futebol é paixão, diversão, sacrifício e dedicação. Futebol é minha vida. Quando eu vejo minha carreira hoje, eu estou orgulhoso e mais que feliz sobre o que eu fui capaz de experimentar. Eu sou feliz por toda pessoa com quem me encontrei em minha jornada, orgulho de cada clube que vesti a camisa, feliz por todos os gols, assistências, dribles, desarmes e títulos. Mesmo que eu esteja triste por esse capítulo acabar, existem muito mais razões para estar feliz sobre minha jornada. Eu sei que eu tenho que agradecer a todos por isso. A cada um de vocês, meus fãs. Nem sempre foi um caminho fácil. Também existiram momentos difíceis e vocês me apoiaram incondicionalmente. Vocês me motivaram, me empurraram e demonstraram amor. Obrigado por isso. Por outro lado, meu agradecimento eterno à minha família, a coisa mais importante do mundo para mim. Sem vocês, nada disso seria possível, eu nunca teria forças para conquistar tudo isso e todas as coisas ganhas não valeriam a pena. Eu amo vocês. Digo a vocês como se torna difícil para mim escrever e publicar esse texto. Uma coisa é certa: o futebol vai permanecer como uma parte importante da minha vida. Eu espero que vocês continuem a torcer por mim no futuro como vocês sempre fizeram. Eu já sinto saudade. A bola, o gramado, os estádios, vocês torcedores. E eu já sei que sempre estarei próximo de tudo isso. Também no futuro. Eu e futebol. Simplesmente continuamos juntos. E sempre estaremos.

Além do vice-campeonato na Copa 2006, Ribéry venceu a Copa da Turquia pelo Galatasaray antes de chegar ao Bayern. No clube alemão, conquistou nove títulos da Bundesliga, seis da DFB Pokal (Copa da Alemanha), quatro da DFL Supercup (Supercopa da Alemanha), uma DFB-Ligapokal (Copa da Liga Alemã, competição extinta), uma Uefa Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes da Fifa, além de ser escolhido o melhor jogador da Europa em 2013 e três vezes o jogador do ano (2007 e 2009 na França, 2008 na Alemanha).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo