Campeonato Brasileiro

Athletico vence em São Januário, encerra tabu histórico e afunda o Vasco na lanterna

Vitor Bueno - Vasco x Athletico - (Foto: José Tramontin/Athletico)

Em estreia de Ramón Díaz, Vasco mostra evolução, mas sucumbe diante do talento de Vitor Roque

Foto: José Tramontin/Athletico

O Athletico venceu o Vasco, em São Januário, por 2 a 0, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo (23). Em jogo marcado pela estreia do novo técnico vascaíno, Ramón Díaz, a equipe cruzmaltina não resistiu ao talento de Vitor Roque e, permanecerá na lanterna do Brasileirão. O Athletico por sua vez, quebra o tabu de nunca ter vencido em São Januário e entra na briga pelo G-4 do Brasileirão.

O JOGO

Primeira etapa de jogo muito disputada em São Januário. Ambas as equipes iniciaram a partida tentando construir as ações ofensivas desde a defesa valorizando a posse de bola mesmo sob pressão da marcação adversária.

A primeira chance de finalização do jogo surgiu após Vitor Roque receber na entrada da área e ser derrubado por Miranda. O lateral athleticano Esquivel bateu buscando o contrapé do goleiro cruzmaltino Léo Jardim e a bola passou com perigo a esquerda. O Athletico voltou a chegar com algum perigo minutos depois após bobeira vascaína na saída de bola. O estreante Medel vacilou e a bola sobrou para Vidal que, em boa condição, cruzou nas mãos do arqueiro vascaíno.

Mesmo com o Athletico controlando melhor o jogo, o Vasco já demonstrou evolução após a semana de trabalho com Ramón Díaz. Com os jogadores mais próximos, facilitando a troca de passes, Gabriel Pec recebeu dentro da área e escorou para Jair finalizar com perigo a esquerda da meta de Bento. Foi a única chance real de finalização criada pelo cruzmaltino na primeira etapa.

Com o caminhar do primeiro tempo o jogo foi se tornando mais pegado e menos jogado. Muitas faltas para os dois lados picotaram o jogo e renderam cartões amarelos para o zagueiro Zé Vitor do Vasco por falta dura em Vitor Roque, e também, para o lateral direito Khellven por falta em Gabriel Pec e ao técnico rubro-negro Wesley Carvalho por reclamação.

Para saber mais sobre o Brasileirão, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

No segundo tempo as equipes voltaram buscando mais o ataque. O Vasco se aproveitava da noite inspirada do ponta argentino Orellano, que fez sua melhor partida pelo clube, para encontrar espaços na defesa rubro-negra. O Furacão tinha dificuldades de fazer a bola chegar ao seu atacante e principal jogador Vitor Roque.

Logo a equipe cruzmaltina conseguiu se estabelecer no campo de ataque e iniciar uma pressão sobre o Athletico. Figueiredo desperdiçou boas chances de cabeça. Mesmo com a evidente evolução vascaína quando comparado aos jogos anteriores, a superioridade técnica do Athletico-PR se fez valer através do talento de jogadores como Fernandinho e Vitor Roque. O veterano volante athleticano fez ótimo lançamento para Vitor Roque que arrancou pela ponta esquerda e encontrou Christian sozinho no meio da área pra finalizar e marcar o primeiro gol da partida. A nota triste fica para a lesão sofrida pelo autor do gol que precisou ser substituído logo na sequência.

O Vasco teve chance de igualar logo no lance seguinte, mas Figueiredo cabeceou pra fora, sozinho, em bom cruzamento de Pumita Rodrigues. Entretanto, antes que o cruzmaltino pudesse ensaiar uma reação na partida, Vitor Roque partiu pra cima de Zé Vitor dentro da área, driblou e foi derrubado pelo zagueiro. Penalidade máxima bem marcada pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Vitor Roque quis cobrar, mas o técnico Wesley Carvalho deu a ordem de que, Vitor Bueno, batedor oficial deveria executar a cobrança. O meia cobrou com categoria e ampliou a vantagem.

O Vasco ainda teve chance de diminuir o placar com Rayan e Pumita, em sequência, mas foram parados pelo excelente goleiro Bento, do Athletico. Nos acréscimos da partida, ainda houve tempo de Zé Ivaldo dar um carrinho violento em Rayan e receber o cartão vermelho direto pelas mãos do árbitro.

Com a vitória, o Furacão chega a 26 pontos na competição, ficando apenas dois atrás do Palmeiras, o primeiro clube no G4. Já o Vasco permanece na lanterna do Brasileirão com apenas nove pontos em 15 partidas disputadas, seis pontos atrás do Goias, o primeiro time fora da zona.

PRÓXIMOS JOGOS

Ambas as equipes voltam a campo no próximo sábado, às 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. O Vasco enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, enquanto o Athletico recebe o Cruzeiro, na Ligga Arena.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo