No primeiro clássico da temporada, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 , no Estádio do Nilton Santos, pela quarta rodada do Campeonato Carioca 2022. Mas, a partida deste domingo também ficou marcada por uma triste episódio de racismo. Na saída do gramado no final do primeiro, o atacante Gabriel Barbosa, do Rubro-Negro, ouviu ofensas racistas vindas de torcedores Tricolores. Após o jogo, o camisa 9 publicou nas suas redes sociais um vídeo em que é possível ouvir a ofensa racista.
No vídeo, enquanto o artilheiro do Flamengo se encaminha para o vestiário do estádio, os torcedores do Fluminense o provocam e é possível escutar um grito de “macaco”. Gabigol fez questão de escrever se o ato de racismo de fato aconteceu: “uma impressão?”
Quando a partida terminou, o camisa 9 foi de novo as redes sócias para demonstrar a sua indignação com relação ao episódio vivido:
– Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor! – escreveu Gabigol.
O Flamengo também se posicionou contra o racismo:
– O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta @gabigol, que foi vítima de racismo.
O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime!.
Em nota, a FERJ lamentou e repudiou as ofensas dirigidas ao atacante do Flamengo, Gabigol:
A @FFERJ prega a igualdade, o respeito e lamenta e repudia as ofensas dirigidas ao atleta Gabriel Barbosa, do @Flamengo. A competência para avaliar o caso é do Tribunal de Justiça Desportiva-RJ.
A reportagem do Esporte News Mundo apurou que o Fluminense também irá se posicionar em breve.