O Flamengo é tricampeão da Copa Conmebol Libertadores da América. Em final única, disputada em Guayaquil, no Equador, o Rubro-Negro carioca bateu o Athletico por 1 a 0 e ficou com a principal taça continental neste sábado (29). A equipe do Rio de Janeiro aproveitou expulsão de Pedro Henrique, do Furacão, e marcou com Gabriel Barbosa para erguer mais um troféu na temporada.
Com o título conquistado em Guayaquil, o Flamengo se junta a Palmeiras, Santos, São Paulo e Grêmio como os times brasileiros com três taças da Libertadores. O Rubro-Negro levantou a taça em 1981, 2019 e agora em 2022
O JOGO
O Athletico começou o jogo pressionando no campo de ataque. Logo aos 11 minutos, Khellven cobrou lateral na área, a bola quicou e sobrou para Alex Santana. O volante ajeitou e bateu por cima do travessão. Pouco depois, Filipe Luís dividiu no meio-campo e sofreu uma lesão que o tirou da partida. Com poucas ações ofensivas, o Flamengo foi ficando com a posse de bola. Até que aos 43 minutos, Pedro Henrique chegou de carrinho em Ayrton Lucas, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo, deixando o Furacão com um a menos.
O Flamengo fez valer a superioridade numérica e um minuto antes do fim do primeiro tempo, Everton Ribeiro tabelou com Rodinei, cruzou de perna direita e Gabigol apareceu nas costas da defesa para mandar para o fundo do gol, abrindo o placar para o time carioca.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Flamengo trabalhou a posse de bola e logo aos seis minutos Gabigol recebeu na área e bateu de perna direita. O goleiro do Athletico fez a defesa e evitou o segundo gol do jogo. O Furacão foi ficando sem tempo e passou a mexer no time para tentar reverter o resultado. Com poucas chances, o Mengão foi ficando com a bola até o árbitro apitar o final da partida, garantindo o terceiro título ao time carioca.
Para saber tudo sobre a Libertadores, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O Flamengo garante vaga no Mundial de Clubes, que ainda não tem data e nem local definidos. Além disso, o time também tem um lugar assegurado na fase de grupos da Libertadores 2023. Cabe ao Athletico-PR lutar pela classificação via Campeonato Brasileiro.