Z - Futebol Agência ENM

Giovanni Simeone decide no fim, Napoli vence Roma e aumenta vantagem no topo

Jogadores do Napoli comemoram vitória sobre Roma no Derby del Sole
Divulgação/SSC Napoli

Em todo e qualquer clássico, a expectativa é que haja equilíbrio e muita disputa de ambos os lados. No Derby del Sole não foi diferente. Em clássico disputado na noite deste domingo (29), no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles/ITA, o Napoli sofreu, mas manteve a sequência de vitórias ao superar a Roma por 2 a 1. Osimhen e Giovanni Simeone marcaram os gols napolitanos, enquanto El Shaarawy assinalou o tento romanista.

Osimhen e Kvaratskhelia comemoram gol do Napoli diante da Roma
Divulgação/SSC Napoli

Como todo clássico, o equilíbrio predominou. Embora o Napoli fosse mais presente no campo de ataque e tivesse maior posse de bola, a Roma sabia como avançar suas peças e levar perigo. Por ser um jogo de forte marcação, os centroavantes tinham poucos momentos com a bola. Os espaços cedidos eram a chave para as jogadas resultarem em finalizações. Na primeira chance napolitana, Kvaratskhelia dominou na ponta, trouxe ao meio e chutou no canto de Rui Patrício, que fez a defesa. Na segunda oportunidade, não teve como o goleiro da Roma intervir. Aos 16 minutos, Kvaratskhelia tabelou com Mário Rui e cruzou com liberdade. O artilheiro da Serie A dominou no peito, ajeitou com a coxa e bateu de primeira, no ângulo, para abrir o placar.

Com o gol, a partida ficou um pouco mais aberta, principalmente na reta final. Os anfitriões levaram perigo com Zieliński, Osimhen e Kvaratskhelia, mas não acertaram o alvo. Os visitantes, por outro lado, tiveram seus primeiros momentos agudos e conseguiram levar muito perigo. Primeiro, quando Matić avançou pela esquerda e acionou Pellegrini. O meia arriscou, mas Kim bloqueou o chute. Dybala ficou com a sobra e mandou por cima. Nos acréscimos, Zalewski cruzou, Abraham não conseguiu desviar, mas Spinazzola arriscou da entrada da área e obrigou Meret a fazer grande defesa.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

No segundo tempo, José Mourinho promoveu a entrada de El Shaarawy e tal substituição colocou de vez a Roma no campo de ataque. Ao aproveitar a postura mais administrativa do Napoli, a movimentação trazida pelo ponta resultou em um interessante domínio das ações ofensivas por parte dos giallorossi, ainda que a defesa napolitana, principalmente com o zagueiro Min-jae Kim, fosse eficiente nos bloqueios. Os donos da casa ficaram à espera do contra-ataque, mas não obtiveram sucesso por durante um bom tempo. Aos 16 minutos, Meret fez providencial defesa para evitar o empate, quando Pellegrini cobrou escanteio e Cristante desviou na primeira trave. Em resposta, Lozano avançou no contragolpe e Rui Patrício espalmou. Aos 29, veio o empate. Cristante cruzou e Kim fez o corte parcial. Zalewski ficou com a sobra e levantou na área. El Shaarawy apareceu na segunda trave, nas costas da marcação e desviou para igualar o placar.

O gol levou o Napoli a sair do marasmo e realmente agir na partida. As entradas de Elmas, Raspadori e Giovanni Simeone renovaram o setor ofensivo partenopeo e deu mobilidade ofensiva. O time voltou a pressionar, o confronto ficou totalmente aberto e restou ao substituto de Osimhen definir mais uma vitória. Aos 40 minutos, Zieliński recebeu passe feito por Giovanni di Lorenzo e tocou para Giovanni Simeone dentro da área. O centroavante dominou, girou e finalizou no ângulo de Rui Patrício, sem chances de defesa. Novamente com a vantagem, os comandados de Luciano Spalletti neutralizaram a tentativa de pressão, não foram mais atacados e saíram com mais três pontos.

Osimhen comemora gol marcado diante da Roma
Divulgação/SSC Napoli

Com o resultado, os napolitanos seguem sem ser derrotados no Derby del Sole desde o fim de 2019. Na tabela de classificação, ao contar com novos tropeços de Milan e Lazio, a vantagem na liderança aumentou para 13 pontos. Os Azzurri somam 53 pontos, enquanto a vice-líder Internazionale tem 40. Por outro lado, os giallorossi ficam na sexta posição, com 37 pontos. A próxima rodada do Campeonato Italiano será disputada no fim de semana. A Roma vai receber o Empoli no Estádio Olímpico, em Roma/ITA, às 14h30 do sábado (5), enquanto o Napoli terá o Spezia como adversário no Estádio Alberto Picco, em La Spezia/ITA, às 8h30 do domingo (5). Antes, porém, os capitolinos irão medir forças contra a Cremonese às 17h da próxima quarta-feira (1º), pela Coppa Italia, também no Olímpico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo