Goiás

Goiás conquista feito inédito no Brasileirão Sub-20 e enfrentará o Athletico pelas quartas de final da competição

Foto:Rosiron Rodrigues / Goiás Esporte Clube

Dois anos após a profissionalização das categorias de base, Goiás chega às fases eliminatórias da competição pela primeira vez

Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás Esporte Clube

As quartas de final do Brasileirão Sub-20 começam nesta quarta-feira (28). Com 33 pontos, o Goiás encerrou a etapa inicial na quinta colocação e alcançou o marco inédito de se classificar para o mata-mata do principal torneio nacional da categoria. Esse resultado veio após dois anos da profissionalização das bases do clube, que, em 2022, promoveu uma renovação nas equipes e nas estruturas oferecidas para os jovens atletas.

Nesta temporada, o Goiás registrou 10 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. O torneio, que está em sua 10ª edição, apresentou um novo formato: os clubes, antes divididos em grupos, disputaram a competição em turno único, com os oito primeiros avançando para as fases eliminatórias. Além do Esmeraldino, se classificaram para as quartas de final Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Athletico, Cruzeiro, Fortaleza e Santos.

Durante a competição, alguns jogadores do time goiano se destacaram, como Vitinho, ponta-direita, e Hwaskar, atacante e artilheiro do Goiás na competição, com seis gols, sendo um deles na vitória contra o líder Palmeiras, em duelo válido pela 18ª rodada.

“Essa classificação inédita é fruto de todos os colaboradores que trabalham incansavelmente para potencializar nossos atletas, mas principalmente mérito dos jogadores, que foram resilientes durante todo o semestre e não deixaram se abater após algumas derrotas. Quem quer ser campeão do Brasileiro Sub-20, não pode escolher adversário. Todas as equipes que se classificaram são de muita qualidade e estão muito niveladas. Sem dúvidas toda essa nossa jornada na competição contribuiu para a evolução de nossos atletas em todos os pilares, tornando-os melhores e com potencial de ingressar ao elenco do time principal em um curto prazo”, afirma Eduardo Pinheiro, gerente das categorias de base do Goiás.

Neste ano, alguns atletas base já tiveram a oportunidade também de estar com time principal na Série B e na Copa do Brasil, como Anthony, Diego Caito, Pedrinho, Tallyson, Halerrandrio, Larson, Xavier e Nathan.

Nas quartas de final do Brasileirão Sub-20, o Goiás enfrentará o Athletico, na Ligga Arena, em jogo único marcado para as 15h desta quinta-feira (29).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo