O Goiás conseguiu um expressivo resultado na primeira partida da final da Copa Verde 2023. No Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém/PA, o time esmeraldino venceu o Paysandu por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (17). Maguinho e Philippe Costa marcaram os gols da equipe goiana no segundo tempo.
A partida começou com ritmo bem morno. Os goianos chegaram em duas jogadas pela esquerda, mas a defesa bicolor cortou em ambas as tentativas. Na resposta paraense, Mário Sérgio foi acionado em velocidade, mas a marcação esmeraldina chegou primeiro. Os donos da casa novamente chegaram em chute de Gabriel Davis, mas errou o alvo. Aos 32 minutos, o placar foi aberto pelo Papão. Bruno Alves foi acionado no campo ofensivo, Bruno Melo tentou afastar, mas a bola ficou com Mário Sérgio. O centroavante entrou na área pelo lado esquerdo e chutou. A pelota desviou em Bruno Santos e impediu a defesa de Marcelo Rangel. Porém, após revisão da arbitragem de vídeo, foi visto que Bruno Alves tocou na bola com a mão e o tento foi anulado.
O segundo tempo começou sem grandes emoções até que Naylhor cometeu falta em Matheus Peixoto na área e a arbitragem marcou. Na cobrança, aos 11 minutos, o próprio Peixoto bateu, mas Gabriel Bernard espalmou. No rebote, Maguinho completou e abriu o placar ao clube do Planalto Central. Com o tempo, as ausências, o desgaste físico e o momento ruim na temporada limitavam o time da Curuzu de buscar uma reação. Os visitantes administravam a vantagem, também controlavam o desgaste físico, mas encontraram espaço em contra-ataque justamente com os que entraram no decorrer da etapa final.
Aos 43 minutos, Hugo cruzou da esquerda e Eltinho afastou parcialmente. Felipe emendou a sobra de primeira em chute cruzado da entrada da área e Philippe Costa desviou para impedir a defesa de Bernard. O troféu da Copa Verde poderia ficar ainda mais próximo se Wendell não perdesse claríssima chance nos acréscimos. Philippe Costa foi acionado pela direita e cruzou na medida para o atacante completar sozinho na cara do gol, mas o jogador finalizou errado.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.
Com o resultado, o time pode até ser derrotado por um gol de diferença que conquista o título inédito. Ao Papão da Curuzu, resta ganhar por dois gols de vantagem para levar a disputa aos pênaltis ou por três tentos para conquistar o tetracampeonato nos 90 minutos. O segundo e decisivo confronto será disputado daqui a duas semanas, às 20h da quarta-feira (31), no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiás/GO.
Antes, as equipes irão voltar a campo neste fim de semana. O Goiás vai enfrentar o Bahia às 16h do próximo sábado (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, pela Série A. Por sua vez, o Paysandu terá o Manaus às 19h (horário de Brasília, 18h no Amazonas) do domingo (21) pela Série C, novamente no Mangueirão, em Belém/PA.