Campeonato Brasileiro - Série C

Goleiro do Ypiranga relata insulto racista e torcedor vai preso na Série C

Goleiro Ypiranga racismo
Reprodução / Nosso Futebol

Este último final de semana de futebol acabou ficando marcado por atitudes lamentáveis de torcidas contra jogadores. Além do caso envolvendo Vinicius Júnior, na derrota do Real Madrid para o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no Brasileirão Série C um goleiro também precisou interromper uma partida por conta de gritos racistas.

Na partida entre Altos, do Piauí, e Ypiranga de Erechim, do Rio Grande do Sul, o goleiro do time gaúcho Caíque precisou tomar uma atitude. Após ouvir ofensas racistas de um torcedor, ele chamou o árbitro da partida e comunicou o ocorrido. Desta forma, o confronto só foi reiniciado após a retirada do homem por parte da polícia.

Graças ao baixo público e a identificação por parte do goleiro, o torcedor do Altos acabou preso pela polícia. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina por policiais militares presentes no estádio Lindolfo Monteiro. Diante disso, Caíque confirmou o que comunicou ao árbitro e revelou ter tido coragem para relatar isso pela primeira vez.

– Aos oito minutos do primeiro tempo eu fui pegar a bola para cobrar o tiro de meta e ouvi (o insulto). Imediatamente identifiquei o autor da fala e fiz o meu papel de comunicar o árbitro da partida. O mesmo comunicou as autoridades para tomarem as medidas cabíveis. Todas as vezes em que ouvi esse tipo de fala eu fiquei calado, mas acho que a gente tem que começar a falar. Acho que mancha o espetáculo. Espero que ele tenha consciência do que fez, que eu tenho certeza que ele não vai repetir mais isso – disse o goleiro Caíque em entrevista para a Globo.

Para saber tudo sobre o Outro Lado, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Diante do ocorrido, os dois clubes envolvidos se colocaram ao lado do goleiro. O primeiro a se pronunciar foi o Ypiranga, que mostrou solidariedade e pediu um mundo mais “fraterno” através de nota oficial.

“O Ypiranga Futebol Clube vem a público externar seu apoio ao Atleta Caíque L. S. da Purificação que foi vítima de ato de racismo por parte de um torcedor da equipe do Altos. O clube Ypiranga repudia veementemente este comportamento que não se alinha aos valores esportivos e humanos da nossa sociedade. Por um mundo mais fraterno, igualitário e sem discriminação”.

Depois, então, foi a vez do Altos lamentar a atitude do torcedor e prometeu punir o responsável.

“A Associação Atlética de Altos vem a público repudiar e lamentar o caso de injúria racial envolvendo o atleta Caíque, goleiro do Ypiranga. É inadmissível que cenas como essa ainda se repitam nos dias atuais. O preconceito, seja ele por raça, orientação sexual ou qualquer outra “diferença”, precisa ser combatido e seus autores punidos com veemência”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo