— Continua depois da publicidade —

A Fórmula 1 está de volta a Xangai e, logo na primeira atividade em pista, Lando Norris mostrou que a McLaren veio para ficar na briga pela temporada 2025. No único treino livre antes da classificação sprint, realizado nesta sexta-feira (21), o britânico liderou com autoridade, cravando 1m31s504 e abrindo quase meio segundo de vantagem sobre Charles Leclerc, da Ferrari. Oscar Piastri completou o top 3, reforçando o domínio laranja. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, ainda em fase de adaptação, terminou em 19º.
McLaren embalada e confiante
Após vencer o GP da Austrália com estilo, Norris chegou à China embalado — e com moral. No treino desta madrugada, o britânico explorou ao máximo os limites do carro, chegou a dar escapadas ousadas, mas, no fim, entregou uma volta limpa e veloz que colocou a McLaren no topo.
“A sensação no carro é muito boa. Conseguimos entender rapidamente a pista e isso faz diferença quando o tempo de treino é curto”, comentou Norris, logo após sair do carro.
Piastri também mostrou força, mesmo com uma escapada na última curva. Terminou em terceiro e deixou claro que, se depender dos pilotos, a McLaren promete incomodar — e muito — os favoritos ao longo da temporada.
Ferrari e Mercedes tentam responder
Leclerc ainda conseguiu garantir o segundo tempo, mas reconheceu que a McLaren está um passo à frente neste início de campeonato.
“A diferença que vimos na Austrália se manteve aqui. Eles estão consistentes, rápidos, e a gente precisa reagir rápido”, admitiu o monegasco.
Lewis Hamilton, que disputa sua segunda corrida com a Ferrari, teve um desempenho melhor do que na estreia e fechou o treino em quarto. Ainda distante do ideal, mas sinalizando evolução.
Estreantes em apuros
O treino também foi duro para os novatos, especialmente para Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Alpine não conseguiu encaixar uma boa volta e acabou em 19º. A equipe ainda enfrenta dificuldades de acerto, e o pouco tempo de pista neste formato sprint prejudica ainda mais quem está tentando se firmar na categoria.
Jack Doohan, companheiro de equipe de Bortoleto, teve problemas hidráulicos e abandonou a sessão. Situação difícil para os jovens que precisam mostrar serviço em um fim de semana com poucas oportunidades de teste.
Formato sprint exige precisão
Esse é o primeiro GP de 2025 com o formato de corrida sprint. Ou seja: menos treino, mais ação direta. Após o TL único, os pilotos partem para a classificação sprint ainda hoje. No sábado, será disputada a sprint race — uma mini corrida que vale pontos e define o grid da prova principal de domingo.
Isso exige adaptação rápida, estratégias bem definidas e nervos no lugar. Um erro no treino vale caro — e pode comprometer todo o fim de semana.
O que vem por aí em Xangai
A McLaren surge como favorita para a sprint e também para o GP principal, com Norris vivendo o melhor momento de sua carreira. Ferrari e Mercedes ainda buscam equilíbrio, e a Red Bull — mais discreta neste treino — promete aparecer quando a temperatura subir de vez.
E quanto a Bortoleto? O brasileiro ainda tem espaço para evoluir. O fim de semana mal começou, e a história da F1 mostra que tudo pode mudar em algumas voltas. Para ele, cada entrada em pista é uma chance de aprendizado e afirmação.
O GP da China promete. Com Norris em alta, a McLaren mordendo os calcanhares dos gigantes e os estreantes tentando sobreviver ao caos controlado da F1 sprint, o circuito de Xangai volta a respirar velocidade — e emoção.
