A greve da polícia holandesa, que está em busca de melhorias em suas diretrizes envolvendo a aposentadoria dos militares, chegou no âmbito esportivo. A paralisação dos policiais acarretou na suspensão do maior clássico do futebol do país, Feyenoord e Ajax.
O duelo seria disputado no próximo domingo, no Estádio De Kuip, cidade de Roterdã, segunda mais populosa do país, mas foi suspensa pela prefeitura. O prefeito Ahmed Aboutaleb alegou que, que sem o efetivo policial não havia garantia de segurança para os envolvidos no jogo
“A segurança dos jogadores e do público não pode ser garantida o suficiente sem o envolvimento da polícia”, afirmou o prefeito por meio de um comunicado.
De acordo com o jornal “De Telegraaf”, os sindicatos da polícia do país dizem não estarem surpresos com a decisão da prefeitura de Roterdã e lamentam que a partida não possa acontecer sem o envolvimento da polícia. O porta-voz dos sindicatos afirmou que continuaram a greve enquanto não houver um acordo.
“Enquanto não houver um novo acordo para uma nova reforma antecipada ou a perspectiva da mesma, continuaremos a fazer campanha inabalavelmente”, afirmou Maarten Brink em nome dos quatro sindicatos da polícia.
Ambos os clubes foram comunicados sobre a decisão do prefeito de Roterdã e se pronunciaram por meio de comunicados publicados em seus perfis oficiais.
-O Feyenoord está muito decepcionado porque a partida não pode acontecer no domingo. ‘Como indicado anteriormente, entendemos que as pessoas defendem a sua causa. No entanto, lamentamos que, não pela primeira vez, o futebol seja utilizado para impor questões em que não somos parte. Compreendemos e concordamos que o prefeito não considera responsável permitir que a partida aconteça sem a presença da polícia.’- afirmou o clube de Roterdã.
“O Der Klassieker, que estava marcado para a tarde de domingo às 14h30, foi cancelado. Esta decisão foi tomada pelo Município de Roterdão devido à anunciada acção policial, que resultaria na não presença policial no jogo de Roterdã.”
“A ação policial foi anunciada nesta segunda-feira e gira em torno da preservação da aposentadoria antecipada. Ainda não se sabe quando a partida contra o Feyenoord será remarcada”, disse o clube de Amsterdam.
Uma nova data para a partida ainda não foi marcada. Vale lembrar, que há mais de dez anos, não é permitido a entrada de torcedores visitantes nas partidas entre Feyenoord e Ajax, a medida faz parte de um acordo feito pelas prefeituras das cidades de Amsterdam e Roterdã para conter a violência entre as duas torcidas.