O Grêmio foi derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1, na noite da última quarta-feira (9), na Arena MRV. Após a partida, válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, por meio de suas redes sociais, o clube gaúcho listou quatro lances apontados pela equipe como “duvidosos” e que teriam sido determinantes para o resultado.
A postagem realizada pelo time conta com um vídeo detalhado de jogadas polêmicas. O Grêmio questionou os critérios da arbitragem para a marcação do pênalti para o Atlético-MG, o gol anulado de Martin Braithwaite, um possível penal não marcado para os gaúchos e um lance faltoso sofrido por Pepê.
“No jogo de hoje, houve quatro lances duvidosos que foram cruciais para o resultado da partida. Apenas um teve a interferência do VAR. Qual o critério?”, escreveu o clube.
Em relação ao pênalti marcado para o Atlético-MG, que deu origem ao primeiro gol da partida, o clube apontou a falta de interferência da arbitragem de vídeo. “Lance duvidoso e que não teve a intervenção do VAR”, relatou.
Sobre a decisão da arbitragem ao anular o gol do Grêmio, os gaúchos indicaram: “No gol de Martin Braithwaite o árbitro foi chamado pelo VAR e mesmo sem ter uma imagem conclusiva, anulou o gol.”
O clube gaúcho ainda enfatizou um possível pênalti não marcado em lance que a bola “toca a mão do defensor do Atlético-MG, que impede a sequência do lance”. O VAR não foi acionado na jogada, fator que também foi destacado na publicação.
Por fim, o Grêmio indicou a possibilidade de “falta dura em Pepê”. Nas imagens, é possível ver marcas no corpo do atleta após o lance. “O jogador do Atlético acerta uma voadora em Pepê, que fica com as costas marcadas com as travas da chuteira do adversário. Árbitro dá amarelo e o VAR não interfere”, detalhou.
Além da manifestação do clube, durante a coletiva de imprensa depois do revés, Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, também fez criticas às decisões e critérios de arbitragem.
– Cada pessoa que vai ao VAR tem uma regra. Estava no vestiário tentando ver se a bola pegou no braço do Martin. Vi por vários ângulos e não vi a bola pegando no braço. Mas aí entra o VAR. No pênalti do Hulk, o Jemerson chuta o chão, o Hulk valorizou e o VAR não chamou. Onde vamos parar? – questionou o comandante do Grêmio.
Com a derrota da rodada atrasada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio permanece com 35 pontos na competição e ocupa a 11ª colocação da tabela. No momento, a equipe está na zona de classificação para a fase de grupos da Copa Sul-Americana 2025 e está a seis pontos de distância do Z-4.
Respirando no Brasileirão, o próximo desafio do Grêmio será contra o Internacional, em clássico gaúcho válido pela 30ª rodada. O Gre-Nal acontece no dia 19 de outubro (sábado), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Beira-Rio.