Mirando ampliar a distância da zona de rebaixamento, o Grêmio recebe o Fortaleza na Arena, nesta sexta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), para jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na 13ª colocação, o Tricolor Gaúcho soma 32 pontos e está a quatro do Z-4. Para manter a diferença e seguir lutando pela permanência na Série A, a equipe terá pela frente o desafio de enfrentar o terceiro colocado da tabela, que briga pelo título da competição.
+ Grêmio x Fortaleza: prováveis escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites
Para tentar frear o Fortaleza, assim como fez no empate com o líder Botafogo, o Grêmio precisa superar um jejum de cinco anos sem vencer a equipe cearense. A última vitória foi em junho de 2019, por 1 a 0, com gol de Pepê. Desde então, foram oito jogos, sendo três triunfos do Tricolor do Pici e cinco empates.
Apesar do retrospecto recente desfavorável, o Grêmio possuí vantagem na história do duelo. Em 21 encontros com o Fortaleza, os gaúchos somam 11 vitórias, contra quatro triunfos do time cearense e seis empates.
Uma vitória na rodada garante aos gremistas 35 pontos. Dependendo dos resultados dos adversários diretos, o Tricolor Gaúcho pode abrir até sete pontos de diferença da zona da degola e respirar aliviado no campeonato. Em caso de derrota, os gaúchos ficam vulneráveis na tabela.
Sob comando de Marcelo Salles, auxiliar técnico que irá substituir Renato Portaluppi, que cumpre suspensão, o Grêmio vai em busca da recuperação e contará com sua torcida para mais um duelo importante na elite do futebol nacional.