O Grêmio venceu o Santos por 1 a 0 na noite deste domingo (16) e conquistou os três pontos na sua estreia no Brasileirão 2023. A partida da primeira rodada da competição aconteceu no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O tricolor abriu o placar com João Pedro no final da primeira etapa, e apesar de um pênalti perdido por Suárez no segundo tempo, conseguiu segurar a pressão alvinegra e manter o resultado positivo.
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Com o triunfo, o Grêmio largou com três pontos no Campeonato Brasileiro e ficou na nona colocação na tabela. Já o Santos ainda não soma pontos e fica na 17ª posição. O Imortal volta a jogar no próximo sábado (22), pela segunda rodada da competição, contra o Cruzeiro em Belo Horizonte. Já o Peixe recebe o Audax Italiano na quinta-feira (20), pela Copa Sul-Americana, e o Atlético-MG no próximo domingo (23), pelo Brasileirão.
PRIMEIRO TEMPO
A etapa inicial foi bastante equilibrada, com ambas as equipes buscando o ataque. O Grêmio apostava na troca de passes como principal ferramenta para chegar ao gol, enquanto o Santos procurava jogadas em velocidade, principalmente com Soteldo, que entrou ainda no início do jogo após Lucas Barbosa sair machucado.
O Peixe conseguiu forçar algumas defesas do goleiro Adriel, principalmente com Marcos Leonardo, mas as finalizações não saíram da melhor maneira e o goleiro do Grêmio não teve maiores dificuldades. Já o goleiro santista, João Paulo, fez boa defesa na finalização de Cristaldo, aos 10′, mas acabou sendo superado por João Pedro, que marcou o gol tricolor emendando um belo chute depois de uma sobra de bola, aos 43′.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final o jogo foi mais controlado pelo Santos, que pressionou em busca do empate. O Grêmio teve oportunidade de ampliar o placar com um pênalti aos 8′, mas Suárez isolou a cobrança. Após a chance desperdiçada, o Peixe teve mais ímpeto se lançando para o ataque, mas teve dificuldades em definir as jogadas.
Adriel salvou o Grêmio aos 16′, defendendo uma cabeçada certeira de Eduardo Bauermann. O Grêmio ainda teve outras chances de marcar com Suárez, Nathan e Zinho, mas o goleiro João Paulo foi bem e evitou o segundo gol do tricolor. No final da partida, Soteldo foi expulso pelo segundo cartão amarelo, e nos acréscimos o Imortal conseguiu segurar a pressão do alvinegro e sair com a vitória.