O Guarani venceu a Ponte Preta por 1 a 0, no último domingo (20), em partida válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, no Moisés Lucarelli. Com gol de Matheus Bueno, o Bugre levou a melhor no Dérbi 208 e ampliou a vantagem no retrospecto geral contra a Macaca.
O clássico campineiro acontece desde 1912. Ao longo dos anos, as equipes se enfrentaram em 208 jogos, sendo 71 vitórias do Guarani, 67 triunfos da Ponte Preta e 69 empates. Há mais uma partida oficial entre os times, mas o resultado é desconhecido. O Bugre lidera o retrospecto há 108 anos. No registro de gols marcados, o time alviverde soma 274 tentos contra 270 do alvinegro.
O retrospecto recente no duelo de Campinas também é favorável ao Guarani. Nos últimos nove jogos, foram quatro vitórias do Bugre, quatro empates e apenas uma derrota. No primeiro turno do Brasileirão Série B, as equipes ficaram no empate em 1 a 1, no Brinco de Ouro.
Com o resultado do Dérbi 208, o Guarani chegou aos 31 pontos e permanece sendo o lanterninha do Brasileirão Série B. A Ponte Preta abre a zona da degola, na 17ª colocação, com 35 pontos conquistados.
Na luta pela permanência na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, os campineiros miram os duelos da próxima rodada. Nesta quinta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), o Guarani enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro. Em Campinas, a Ponte Preta recebe o Brusque, no Moisés Lucarelli, na quarta-feira (23), às 19h.