O Flamengo estreou com vitória sobre o Hebraica Macabi por 92 a 87 pela BCLA. Gui Deodato foi mais uma vez decisivo para a equipe rubro negra e protagonizou os lances que forçaram a prorrogação e garantiram a vitória na estreia. Gabriel Jaú anotou um duplo duplo na partida com 27 pontos e 10 rebotes. Scott Machado também garantiu o seu, com 15 pontos e 11 assistências.
Para saber mais informações sobre a NBA, o NBB e o basquete nacional e internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Flamengo 92 x 87 Hebraica Macabi
O primeiro quarto do confronto foi muito equilibrado. Com duas defesas muito bem encaixadas, as duas equipes precisaram trabalhar muito bem a cada posse para pontuar. Na metade final, o Hebraica chegou a colocar seis pontos de distância no placar, mas uma boa série de jogadas do Flamengo, com três bolas do perímetro, não só recuperou o placar como ajudou o rubro negro a levar uma vantagem para o segundo quarto.
Mas essa vantagem de pouco serviu para o Flamengo. Com um jogo muito mais rápido, o Hebraica voltou melhor e em menos de três minutos de jogo fez uma corrida de 16 pontos e abriu 9 de distância para a equipe brasileira. Uma bola de três de Maique e três lances livres de Filipovity ainda deram esperanças para o Flamengo no quarto, mas o Hebraica voltou a controlar as ações do jogo e abriu 13 pontos de vantagem antes do intervalo.
A volta do intervalo trouxe um jogo mais parecido com o primeiro quarto. O Macabi continuou com um bom aproveitamento em suas jogadas, mas o Flamengo se manteve na disputa, sem deixar o placar desgarrar. Mas na segunda metade do quarto, o jogo virou completamente: com duas excelentes jogadas de Gui Deodato, e três bolas seguidas de Scott Machado do perímetro, o Flamengo encostou no placar. Jordan Williams ainda anotou mais dois pontos para os visitantes, mas Scott devolveu na mesma moeda e deixou o jogo por um ponto para o quarto decisivo.
O último quarto foi tenso do início ao fim, com as duas equipes na busca pela vitória. A primeira cesta veio só após dois minutos de jogo, com Cuello do perímetro para colocar o Flamengo na liderança, e o jogo tomou um ritmo mais lento. As duas equipes trocaram liderança durante todo o quarto e o Hebraica chegou nos segundos finais com dois pontos de vantagem. Mas num lindo lance individual, Gui Deodato conseguiu sofrer uma falta, anotou os dois pontos de lance livre e garantiu a prorrogação no Maracanãzinho.
Prorrogação
E a prorrogação entregou um pouco mais de tensão para um jogo muito emocionante. Com pouquíssimos pontos nos últimos cinco minutos de jogo, o Flamengo se manteve na frente do placar. Mas com 49 segundos para o fim de jogo, Romero anotou 3 pontos que colocaram os uruguaios na frente do placar. Cuello tratou de empatar o jogo na jogada seguinte e deu espaço para Gui Deodato ser decisivo novamente.
Na posse seguinte do Macabi, Gui roubou a bola e deixou Jaú livre para deixar o Flamengo com dois pontos de vantagem. Depois de dois lances livres da equipe uruguaia, com um certo, Gui sofreu a falta com 9 segundos de jogo para anotar mais dois pontos e deixar o placar em 90 a 87. E na posse final, na última chance do Hebraica Macabi, Gui Deodato apareceu de novo para roubar a bola, acelerar e anotar os dois pontos que sagraram a vitória do Flamengo na estreia da BCLA.
Destaques
Flamengo
Gabriel Jaú: 27 pontos, 10 rebotes 2 roubos e 2 tocos/ Gui Deodato: 21 pontos, 4 assistências e 2 roubos/ Scott Machado: 15 pontos, 11 assistências e 5 rebotes.
Macabi Haifa
Franklin Hassell: 23 pontos, 11 rebotes, 3 assistências e 3 roubos/ Ernesto Oglivie: 18 pontos, 5 rebotes e 2 assistências/ Jordan Williams: 15 pontos, 8 rebotes, 2 roubos e 2 tocos.