Olimpíadas

Guia completo sobre o Tênis nas Olimpíadas de Paris 2024

Bia Haddad Paris 2024 Fotos: Gaspar Nóbrega/COB
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Despedida de Nadal em dupla com Alcaraz, Bia Haddad e Luisa Stefani nas duplas, Djokovic em busca do ouro e muito mais. Confira o guia completo sobre o tênis nas Olimpíadas de Paris 2024, que será disputado nas quadras de Roland Garros, a partir deste sábado (27). Lembrando que as partidas são disputadas em quadras de saibro em jogos de três sets, nas categorias: simples masculino, simples feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas.

Rafael Nadal (Espanha)

Aos 38 anos, o espanhol vem convivendo com muitas lesões nos últimos anos e chega como dúvida para o simples em Paris 2024. De acordo com o chaveamento, Nadal tem estreia marcada contra o húngaro Marton Fucsovics e, caso avance, pode enfrentar o vencedor de Djokovic x Matthew Ebden.

Entretanto, Nadal já confirmou que sua prioridade é a disputa das duplas, com Carlos Alcaraz. Representando a Espanha, a equipe formada simboliza a passagem de bastão da geração e é um dos momentos mais aguardados dos jogos.

Lembrando que Rafael Nadal é o maior vencedor do torneio de Roland Garros, quadra onde serão disputados os jogos olímpicos. Com 14 títulos no Grand Slam francês, o espanhol foi o melhor jogador do mundo no saibo por muitos anos. Nadal também é dono de duas medalhas de ouro olímpicas, nas simples em Pequim 2008 e nas duplas no Rio 2016.

Novak Djokovic (Sérvia)

O sérvio chega a Paris com sede de vencer o único título que falta em sua carreira, o Ouro Olímpico. Djokovic se tornou recentemente o maior vencedor de Grand Slams da história do tênis, com 23 troféus, ultrapassando Nadal. Porém, sua carreira ficou marcada pela frustração nos jogos olímpicos, tendo conquistado apenas uma medalha de bronze, em Pequim 2008.

Djokovic passou por cirurgia no joelho no último mês de junho e conseguiu uma ‘recuperação relâmpago’ para disputar o torneio de Wimbledon, no início de julho. O sérvio acabou sendo derrotado na final para Carlos Alcaraz e dando sinais de que ainda não estava 100% recuperado.

Focado em buscar o Ouro, Djokovic disputará apenas a chave simples em Paris e estreia contra o sul-africano naturalizado australiano, Matthew Ebden. O rival é um especialista nas duplas e não joga um torneio de simples desde 2022.

Carlos Alcaraz (Espanha)

A nova estrela do mundo do tênis chega a Paris com todos os holofotes possíveis. Aos 21 anos, Alcaraz acabou de vencer Wimbledon contra Djokivic, em uma vitória contundente. Ele também é o atual campeão de Roland Garros, onde serão disputadas as partidas de tênis das Olimpíadas.

Alcaraz realizará o sonho de jogar ao lado de seu ídolo Rafael Nadal no torneio de duplas. Os espanhóis estreiam neste sábado (27) contra os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, às 14h na quadra Philippe-Chatrier. No simples, Alcaraz joga contra o libanês Hady Habib, na segunda partida da quadra Suzanne-Lenglen, que terá Paolin x Bogdan no primeiro jogo, às 7h.

Beatriz Haddad (Brasil)

A melhor tenista brasileira é a grande esperança de medalha para o Brasil, tanto na simples quanto na dupla. Bia é a atual número 13 do ranking WTA e volta a Roland Garros, onde foi à semifinal em 2023, mas acabou perdendo na primeira rodada neste ano. Estes serão seus primeiros jogos olímpicos.

Bia Haddad estreia na simples neste sábado contra a russa naturalizada francesa, Varvara Gracheva, na segunda partida da quadra Simonne-Mathieu, que terá Ostapenko x Osorio, às 7h. Nas duplas, ao lado de Luisa Stefani, as brasileiras enfrentam as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai também neste sábado, na quadra 12, com horário previsto para 11h30.

Luisa Stefani (Brasil)

Luisa Stefani ao lado de Laura Pigosssi conquistaram a primeira medalha da história do tênis brasileiro em Tokyo 2020. Luisa é uma das melhores duplistas do mundo e agora vai jogar com Bia Haddad, que é a principal brasileira da atualidade. Ela tem em seu currículo 27 títulos, sendo três WTA 1000 e três WTA 500, fora a conquista do Australian Open ao lado do também brasileiro Rafael Matos, nas duplas mistas.

Laura Pigossi (Brasil)

Ex-dupla de Luisa, Laura já tem seu nome marcado na história do tênis brasileiro após a medalha de bronze histórica em Tokyo 2020. Aos 29 anos, a paulista disputará a chave simples feminina em Paris e é a segunda brasileira melhor ranqueada, na posição 110 da WTA. Neste ciclo olímpico, Laura também conquistou os títulos Pan-Americanos tanto nas duplas, ao lado de Luisa, quanto na simples. Ela tem em seu currículo os títulos individuais na WTA 125 de Buenos Aires, na Argentina; o
ENGIE Open – ITF W60 de Feira de Santana, na Bahia; e o ITF W60 de Pretória, na África do Sul. Além disso, também já venceu 43 títulos disputando dupla.

Pigossi fará sua estreia contra a ucraniana Dayana Yasstremska, na segunda partida da quadra 8. Antes dela, Emma Navarro (Estados Unidos) e Julia Grabher (Áustria) se enfrentam a partir das 7h.

Iga Swiatek (Polônia)

A tenista número 1 do mundo chega como favorita absoluta para as Olimpíadas de Paris 2024. A polonesa de 23 anos estreia contra a romena Iga Begu na quadra Philippe-Chatrier, às 7h deste sábado. Ela é uma especialista em Roland Garros, com quatro títulos, além de um troféu do US Open. Ela carrega a marca de nunca ter perdido uma final de Grand Slam em sua carreira.

Thiago Monteiro (Brasil)

O representante mais experiente do tênis brasileiro, Thiago Moneteiro chega como o número 86 do ranking da ATP. O cearense conseguiu recentemente algumas vitórias surpreendentes contra grandes nomes da elite mundial, como Holger Rune e Stefanos Tsitsipas.

Thiago joga a primeira rodada do simples contra o argentino Sebastian Baez, que é o décimo oitavo do ranking da ATP. Nas duplas, ao lado de Thiago Wild, os brasileiros terão pela frente a dupla do Cazaquistão, Alexander Bublik e Aleksandr Nedovyesov

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo