A National Football League (NFL) começa nesta quinta-feira (5). O Kansas City Chiefs, atual campeão, enfrenta o Baltimore Ravens na abertura da liga. Na sexta-feira, a bola oval aterriza em São Paulo pela primeira vez na história. O Super Bowl, a grande final do esporte, está marcado para o dia 9 de fevereiro de 2025, em Nova Orleans. Confira as previsões para a temporada que promete ser extremamente equilibrada.
+ Sinner segue vivo no US Open de tênis
FAVORITOS
Kansas City Chiefs: liderados pelo quarterback Patrick Mahomes, chegam reforçados para tentar conquistar o tricampeonato consecutivo da NFL e lideram a lista de franquias favoritas ao título. Travis Kelce viveu um ano atípico em 2023 e precisa dar uma resposta como principal recebedor da equipe. A aquisição de Marquise Brown na free agency e a escolha de Xavier Worthy na primeira rodada do draft, somados à presença de Rashee Rice no corpo de wide receivers, garantem a desejada profundidade de campo ao melhor lançador da liga.
Baltimore Ravens: depois de uma grande temporada que foi interrompida na final de conferência, a equipe chega a 2024 com a sensação de que está muito próxima de quebrar a barreira com Lamar Jackson. Derrick Henry, running back que fez história nos Titans, chega como agente livre a uma equipe que já tem como característica o jogo corrido. Zay Flowers chamou a atenção em sua temporada de estreia e deve se consolidar como um dos grandes recebedores da liga. A defesa é uma das mais sólidas da NFL e pode ser o diferencial para alcançar o Super Bowl.
San Francisco 49ers: a franquia da Califórnia se envolveu em uma enorme novela na inter-temporada, mas finalmente chegou a um acordo pela renovação de Brandon Ayuk. Após bater na trave em fevereiro, o quarterback Brock Purdy chega com mais experiência para conquistar o título. Christian McCaffrey colocou um ponto de exclamação na resposta sobre sua capacidade de ser produtivo correndo com a bola em 2023 e deve ser um enorme fator para o ataque na nova temporada. A defesa está no top3 de melhores da NFL e tem tudo para manter o alto nível de desempenho.
SEGUNDO ESCALÃO
Philadelphia Eagles: a equipe conta com um dos melhores elencos da NFL, mas vem de uma eliminação surpreendente nos playoffs. A derrota para o Tampa Bay Buccaneers na fase de wild card levantou muitos questionamentos sobre os comandados de Nick Sirianni. Jalen Hurts recebe a contratação de Saquon Barkley, running back que pode dar muita dinâmica a um ataque já badalado. A dupla A.J Brown e Devonta Smith é uma das mais completas entre os wide receivers e auxilia o quarteback do time. Uma curiosidade sobre os Eagles é que eles estreiam na temporada na Arena Corinthians, contra os Packers, no dia 06/9.
Houston Texans: um dos times que mais gera expectativa positiva é o Texans. A temporada de estreia de C.J Stroud foi bombástica, e o quarterback quer levar os companheiros até a decisão do futebol americano. As contratações de Joe Mixon e Stefon Diggs prometem elevar o nível de um ataque que surpreendeu os fãs em 2023. A defesa não é das melhores da NFL, mas tem ótimas peças como Will Anderson, que pode ajudar a equipe a alçar voos ainda mais altos.
Cincinnati Bengals: o quarterback Joe Burrow se recuperou de lesão sofrida na temporada passada e está pronto para reconstruir o caminho que levou os Bengals ao vice-campeonato em 2023. O wide receiver Ja’Marr Chase forma uma das melhor duplas de ataque da liga e é, sem sombra de dúvidas, um dos mais completos recebedores da NFL. O sistema defensivo deixa a desejar e pode ser uma pedra no sapato da equipe na nova edição.
CORREM POR FORA
Miami Dolphins: o ataque mais explosivo e veloz da NFL retorna para a temporada 2024 com muita empolgação. Tua Tagovailoa teve um ano de destaque, mas ainda não conseguiu desempenhar um papel decisivo nos playoffs e levanta dúvidas sobre o potencial da equipe da Flórida. A defesa dos Dolphins está muito distante do topo do ranking e isso tende a frear a capacidade de atingir as fases agudas do futebol americano em 2024.
New York Jets: com um dos quarterbacks mais experientes da NFL, os Jets confiam em Aaron Rodgers para levar a equipe aos caminhos de glória. O principal atleta do elenco sofreu uma grave lesão no ano passado, mas volta sem maiores limitações. Garret Wilson se destacou na última temporada e deve subir o nível para ajudar o veterano a vencer os grandes adversários da liga. Assim como os 49ers, os Jets se apoiam na ótima defesa para chegar ao tão sonhado título no Super Bowl.
Detroit Lions: Jared Goff brilhou em 2023 e surpreendeu até mesmo aos fãs do time. Amon-Ra St. Brown segue como um dos melhores recebedores da liga. Goff ainda conta com Sam LaPorta, Tight End que foi um dos grandes nomes que estrearam no ano passado, e Jameson Williams, atleta que pode voltar aos trilhos na nova temporada, para vencer a conferência. Na parte defensiva, Aidan Hutchinson sofre como um dos únicos atletas de elite em Detroit.
PODEM SURPREENDER
Dallas Cowboys: a temporada 2024/25 parece ser a última chance para Dak Prescott vencer a NFL. Muito pressionado e sem conseguir apresentar um nível confiável, o quarterback precisa de um grande resultado para não perder o posto de titular. De contrato renovado, Dak tem o apoio de Cee Dee Lamb, mas parece faltar elenco para os Cowboys na briga como um dos favoritos. A defesa deve ser o setor mais confiável do time no ano. Micah Parsons briga pelo prêmio de melhor defensor da liga e ainda tem o apoio de Trevon Diggs no fundo do campo para liderar o sistema.
Green Bay Packers: Jordan Love viveu um ano de afirmação em 2023 e tem um ótimo grupo nas mãos. A adição de Josh Jacobs eleva o nível do jogo corrido e, para lançar a bola, ainda conta com a sólida dupla de recebedores Christian Watson e Romeo Doubs. O quarteto tem tudo para se destacar na temporada e deve dar trabalho para os adversários. O experiente Jaire Alexander é certamente o capitão da defesa que conta com uma forte linha e também com a chegada de Xavier McKinney. Vale lembrar que os Packers fazem a estreia na temporada atuando no Brasil.
Buffalo Bils: o ataque perdeu grandes peças recentemente, mas a presença de Josh Allen sempre gera grandes expectativas. Com o braço mais forte da NFL, o lançador conta com um repaginado corpo de recebedores, que não conta com nenhuma estrela, para atingir o potencial que, até hoje, não foi cumprido. A nível defensivo, os Bills têm um sistema sólido que sempre ajuda a equipe, mas que ainda precisa dar um passo a frente para se consolidar.
Cleveland Browns: um ataque com diversas peças e uma das melhores defesas da NFL formam um combo muito desejado na liga. É exatamente isso que os Browns apresentam para a nova temporada. A equipe é liderada por Deshaun Watson, um lançador que viveu grandes momentos dentro de campo, mas que se envolveu em diversas acusações no passado recente e vem de uma péssima temporada. No sistema ofensivo, a ótima dupla de running backs Nick Chubb e Jerome Ford se soma a um grande corpo de recebedores. Amari Cooper e Jerry Jeudy vão estreiar como dupla e ainda contam com a presença de Elijah Moore e de David Njoku para ajudar Watson.
Atlanta Falcons: o veterano Kirk Cousins chega à franquia para assumir um elenco promissor. Bijan Robinson deve ganhar mais oportunidades após desempenhar um ótimo nível no sistema terrestre dos Falcons. O wide receiver Drake London lidera um grupo que também conta com Darnell Mooney, o experiente Ray McCloud e o questionado Kyle Pitts. O último citado não viveu momentos brilhantes em 2023 e precisa provar que a escolha de primeira rodada do draft foi acertada. A defesa conta com as ilustres presenças de Jessie Bates, Matthew Judon e Justin Simmons.
VALE PRESTAR ATENÇÃO:
Seatle Seahawks: outra franquia que conta com um bom ataque, mas que ainda não se mostra capaz de brigar na NFL. Kenneth Walker lidera o jogo corrido, mas DK Metcalf, Tyler Lockett e Jaxon Smith-Njigba formam um trio de wide receivers muito poderoso. O quarterback Geno Smith segue como titular e tenta assumir um protagonismo entre os lançadores da bola oval. Na defesa, os Seahawks não são os grandes favoritos a liderar os números, mas podem formar uma equipe capaz de se destacar.
Indianapolis Colts: sem muitas chances de título, os Colts se mostram um time em construção, mas já apresentam um elenco que pode crescer durante a temporada. As grandes estrelas Jonathan Taylor e Michael Pittman viveram um momento de novela antes do início da competição. Os dois pareciam caminhar para uma negociação com outras equipes, mas foram mantidos e lideram as opões de ataque. Adonai Mitchell chega do draft como um dos melhores jogadores da segunda rodada e tenta se encontrar em uma das vagas da equipe. Anthony Richardson teve um início de carreira profissional interessante em 2023, mas se lesionou no quarto jogo da temporada e não voltou a campo. Agora, o quarterback tem praticamente um segundo ano de calouro para apresentar suas cartas à NFL.
Tenesse Titans: fechando a lista, Will Levis chega para sua segunda temporada na liga com olhares desconfiados dos fãs. O quarterback viveu um ano de altos e baixos em 2023 e agora conta com companheiros que não estão mais no auge de desempenho, mas ainda podem ser muito úteis. O trio Calvin Ridley, Tyler Boyd e DeAndre Hopkins chama atenção e tenta dar um gás em sua carreira para auxiliar a franquia. Tony Pollard ganhou destaque nos Cowboys no ano passado e chega aos Titans depois de ter anotado os melhores números como corredor na carreira.