Nesta sexta-feira (16), o treinador do Coritiba, Guto Ferreira, completará um mês comandando a equipe paranaense. O técnico foi anunciado no dia 16 de agosto depois do Coxa ter sido derrotado pelo Atlético-MG e o ex-treinador, Gustavo Morínigo, ter sido demitido após uma sequência de resultados e atuações ruins.
+ Com Gamalho lesionado, Guto Ferreira tem dificuldade para definir ataque do Coritiba
Guto Ferreira começou sua jornada no comando do Coritiba com uma derrota duríssima para o Fluminense por 5 a 2, resultado que resultou no sumiço de alguns jogadores do elenco como: Matheus Alexandre, Guilherme Biro, Rafael Willian e Val. Depois de uma dura estreia o técnico teve sua primeira semana de treino e na partida contra o Avaí, primeiro jogo no Couto Pereira, já promoveu algumas mudanças, uma delas foi a estreia do venezuelano, Jhon Chancellor. Com essas trocas o Coxa venceu o Avaí por 1 a 0, gol de Fabrício Daniel.
Na sequência o Coritiba visitou o América-MG e mais uma vez foi derrotado fora de casa por 2 a 0, partida ficou marcada por mais uma atuação ruim fora de casa. Depois de mais uma derrota jogando longe do Couto, Guto viu que mais mudanças eram necessárias, as duas principais foram a saída de Egídio do meio para a entrada de Robinho e a outra foi a estreia de Gabriel Vasconcelos no gol. Com essas substituições na equipe titular o Coritiba venceu o Atlético-GO por 2 a 0, gols de Fabrício Daniel e Alef Manga.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Com vitórias no Couto e derrotas fora de casa Guto completa um mês no Coritiba, no geral o trabalho do novo professor alviverde é bom, quando você olha para as estatísticas isso se comprova, por exemplo, nas quatro partidas com Guto no comando o Coxa não sofreu gol em dois jogos e nas últimas dez partidas com Morínigo na área técnica o Coritiba só não sofreu gol em uma oportunidade.
No ataque também já é possível ver algumas diferenças, na última partida contra o Atlético-GO ambos os gols marcados pelo Coritiba foram de cabeça e um deles foi de bola parada, apenas o terceiro do Coxa na competição. Outra estatística que mostra uma mudança é que esta vitória contra o Atlético-GO por 2 a 0 foi apenas o triunfo do Coxa por dois ou mais gols de diferença, a primeira foi contra o Goiás na primeira rodada.
Veja os números de Guto Ferreira no comando do Coritiba:
- 4 jogos (2 vitórias e 2 derrotas)
- 9ª melhor campanha desde que chegou
- 5 gols marcados
- 7 gols sofridos
- 2 jogos sem tomar gol
- 27 jogadores utilizados
Guto chegou com o time na 18ª posição e tem a missão de no final do ano manter o Coritiba na Série A para 2023, agora um mês depois o Coxa está no 16º lugar há dois pontos do Cuiabá, primeiro time no Z4, então mesmo que seja de pouco em pouco o treinador tem conseguido levar o Coritiba para seu principal objetivo: permanecer na Série A.