Nesta manhã de sexta-feira (1), o Coritiba realizou uma coletiva para a apresentação do treinador Guto Ferreira, que retorna quase um ano depois de deixar o clube. No seu retorno, o comandante alviverde mandou recados para a torcida do Coxa, falou sobre a dificuldade que é a Série B e comentou sobre o planejamento de 2024.
+ Piás do Couto pedem passagem e são uma das poucas salvações em 2023 horrível do Coritiba
Depois de manter o Coritiba na Série A em 2022, Guto Ferreira foi demitido por decisão da diretoria, mas agora um ano depois, com o Coxa rebaixado, o comandante está de volta e não mostra ter nenhum problema com seu passado.
– Muito feliz em estar retornando para um dos projetos mais ambiciosos do futebol brasileiro no momento. A gente gosta disso, de desafios como esse, que nos mova a crescer cada vez mais. Em um grande clube, que tem acima do seu escudo uma marca que não é para qualquer um, uma marca de campeão brasileiro – disse Guto Ferreira.
– Essa questão é passado. Já não move mais, não traz benefício nenhum para o projeto do Coxa. É passado, superado, não mexeu com nada na minha pessoa. Temos que olhar para frente, olhar o hoje, o que vem sendo feito, que já começou a temporada de 2024 para o Coritiba – pontuou.
– A gente vê que muita coisa foi feita, de coisas que faltavam ajustes em termos de estrutura física, de profissionais envolta, distribuição de tarefas, organização – disse.
Neste fim de semana contra o Red Bull Bragantino, Guto volta a área técnica pelo Coritiba e na última rodada estará comandando contra o Corinthians. Com o rebaixamento, o plano para esses dois jogos é tentar aos poucos remontar uma relação com a torcida e entender quais jogadores ficam e saem do elenco para 2024.
– Tenho certeza que o torcedor vai estar ao nosso lado, a temporada não foi normal para o clube, mas que a gente vai trabalhar muito para que 2024 possa compensar e colocar o Coritiba no seu devido lugar. O que eu ouvi no momento das nossas conversas para desenvolvimento desse projeto é o que me moveu para estar aqui, fazer o Coritiba em um tempo determinado retornar à condição que já esteve, quando na conquista daquela estrela – prosseguiu.
Um dos motivos da diretoria alviverde ter escolhido Guto Ferreira para ser o técnico do Coritiba em 2024 foi o seu sucesso em conquistar acessos da Série B para a Série A. O comandante se defendeu dizendo que apesar dos seus sucessos na segunda divisão ele também conta com boas campanhas na Série A.
– Ter resultados na Série B não é para qualquer treinador. Mas meus resultados não são só em Série B, também são em Série A, adequados à condição dos grupos que eu tenho em cada momento. Ainda não obtive uma oportunidade em um clube com investimento de chegada numa Série A. Talvez por isso me rotulem como um treinador de resultado na Série B. Mas os projetos que comecei e terminei na Série A, ou que cheguei com um tempo bom, em todos eles nós obtivemos algum tipo de êxito – comentou.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
O último trabalho de Guto Ferreira tinha sido no Ceará, na Série B do Brasileiro, deixando o clube em agosto. O técnico tem passagens por vários clubes do futebol brasileiro, com Goiás, Bahia, Sport, Chapecoense, Internacional e Ponte Preta entre os mais recentes.