Automobilismo

Hamilton relembra GP de Abu Dhabi: ‘Meus maiores medos ganharam vida’

Hamilton Verstappen
Divulgação/F1

Grande Prêmio de Abu Dhabi, 12 de dezembro de 2021. Lewis Hamilton lidera a última corrida do Campeonato de Fórmula 1, com 11 segundos de diferença para o rival Max Verstappen. Empatado com o holandês na classificação geral, uma vitória transformaria o inglês no primeiro piloto a conquistar oito campeonatos mundiais na principal categoria do automobilismo.

O cenário era inevitável para qualquer um que estivesse assistindo àquela corrida. Apesar disso, uma batida de Nicholas Latifi e um “erro humano” de Michael Masi, então diretor de provas, transformaram uma vitória garantida do heptacampeão no primeiro título de Verstappen.

“Você vê as coisas começando a se desenrolar, e meus piores medos ganharam vida”, revelou Hamilton em entrevista à Vanity Fair, uma das primeiras vezes em que detalhou a sensação de perder o título em 2021. “Eu estava tipo, não há como eles me trapacearem nisso. Não tem jeito. Isso não vai acontecer. Certamente não”, contou o piloto da Mercedes.

Hamilton afirmou ter ficado atônito com o fim da corrida, que significou uma quebra da série de quatro títulos consecutivos pela equipe inglesa. “Não sei se posso realmente colocar em palavras o sentimento que tive. Me lembro de ficar sentado ali, incrédulo. Percebi que precisava tirar meus cintos, precisava sair dessa coisa, precisava encontrar força. Eu não tinha forças. Foi um dos momentos mais difíceis que tive em muito, muito tempo”.

Quando o entrevistador Chris Heath sugere que o piloto tenha se sentido enganado com a derrota, Hamilton afirma que “sabia o que tinha acontecido”. “Eu sabia que decisões haviam sido tomadas e o porquê. Sim, eu sabia que algo não estava certo”, afirmou o atual companheiro de equipe de George Russell.

Apesar da derrota, Hamilton não deixou os bons modos de lado. O piloto encerrou o marcante Campeonato de 2021 de cabeça erguida, parabenizando Verstappen pela conquista e seguindo todos os protocolos após a corrida.

Nas palavras do próprio George Lucas, criador de Star Wars e um dos amigos não tão convencionais de Hamilton: “Heróis são maiores que campeões. Lewis acabou de conquistar seu título de herói.”

Depois da fatídica corrida dos Emirados Árabes, houve quem dissesse que o heptacampeão deixaria o automobilismo. “Eu, com certeza, considerei se queria continuar”, contou Hamilton, que estampa a capa de agosto da Vanity Fair.

Ainda que a aposentadoria tenha sido o caso do grande rival – e amigo – Sebastian Vettel, o inglês tem contrato com a Mercedes até o final de 2024. Com um início de campeonato complicado, a situação da equipe de Toto Wolff tem melhorado aos poucos e vai contar com Hamilton por mais um tempo.

“Eu estaria mentindo se dissesse que não pensei em estender [o contrato]. Eu sigo na missão, ainda amo pilotar, ainda me sinto desafiado por isso. Então, não sinto que vou desistir tão cedo”, completou.

Resta saber o que o tempo e a Fórmula 1 guardam para o heptacampeão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo