Futebol Internacional

Hatayspor desiste do Campeonato Turco após cidade ser destruída por terremoto

Hatayspor oficializou desistência do Campeonato Turco
Divulgação/Hatayspor Külübü

O Hatayspor confirmou a desistência do Campeonato Turco. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (9), após manifestação do presidente da Federação Turca de Futebol (TFF, em turco), Mehmet Buyukeski. O pedido foi feito sob a alegação de que o time não tem condições estruturais e psicológicas para seguir na competição após a cidade de Hatay, sede do clube, ser o epicentro do terremoto que atingiu regiões da Turquia e da Síria no início desta semana. Ao todo, mais de 20 mil pessoas morreram e o número segue em forte crescimento.

Não apenas pelo desabamento das estruturas e o dano em toda a cidade, mas existe o fato de funcionários do Hatayspor ainda sob os escombros, ocorrência relatada em outras cidades com clubes de diversas modalidades, além de atletas individuais. Inclusive, o meia Christian Atsu, com passagens por Porto, Chelsea e Newcastle, e o diretor esportivo Taner Savut, seguem desaparecidos. Informações noticiaram o resgate de Atsu por volta de 24 horas após o terremoto, mas o técnico da equipe, o ex-goleiro Volkan Demirel negou a informação.

Outras informações relatam que o Gaziantep também pode desistir da competição pelas mesmas razões citadas do Hatayspor. Mehmet Buyukeski destacou que a Süper Lig irá continuar sem as equipes que já desistiram e que possam desistir. Porém, o presidente da TFF afirmou que ainda não sabe sob quais circunstâncias o certame vai voltar a ser disputado em relação aos pontos que envolverem as equipes que deixaram o campeonato, nem se os desistentes serão rebaixados de divisão.

“Recebi uma carta endereçada pelo Hatayspor pelo clube a nos informar de que não irão participar em mais jogos desta temporada. Se o Gaziantep também apresentar a desistência, vamos continuar com 17 equipes. Vamos pensar se contabilizaremos os pontos dos jogos com estas equipes, se anulamos ou daremos três pontos a todos os adversários.”

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

No Hatayspor não há brasileiros em quaisquer funções. No Gaziantep, tem o atacante João Figueiredo. Em entrevista concedida ao UOL um dia após o sismo, o jogador de 26 anos revelado pelo Atlético-MG informou que, após a derrota da equipe diante do Antalyaspor no último fim de semana, fora de casa, decidiu permanecer um dia a mais na cidade para permanecer um pouco longe do frio. Figueiredo afirmou ter sentido o terremoto por acordar e ver o lustre balançar, mas, por ter costume de enfrentar a situação, achou que não tinha ocorrido nada grave. Apenas quando acordou, recebeu mensagens da família e entrou em contato com funcionários e outros atletas da equipe, percebeu a dimensão da tragédia.

Sob luto oficial de sete dias, todas as atividades esportivas na Turquia estão suspensas. Neste ínterim, as equipes que sofreram menos prejuízos organizam redes de solidariedade e enviam doações de diversos materiais às cidades que mais sofreram com o terremoto. A princípio, os jogos adiados serão realizados apenas no fim deste mês de fevereiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo