Gustavo Heide, número 160 do mundo, foi eliminado, nesta quarta-feira, nas oitavas de final do ATP 250 de Santiago, no Chile, último evento da gira sul-americana sobre o piso de saibro, com premiação de US$ 680 mil.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
O paulista caiu diante do português Jaime Faria, 87º colocado e que fez quartas de final no Rio Open, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 6/7 (7/2) 7/6 (7/5) 6/4 após 2h47min de duração na quadra 1 do complexo chileno. Este foi o terceiro duelo entre os dois e a terceira vitória do europeu.
Heide havia passado o qualifying e vencido seu primeiro jogo de ATP desde julho do ano passado, ou seja, há sete meses. Ele somará 38 pontos pela campanha e voltará aos 150 melhores do mundo ficando perto do 142º posto, seu melhor desempenho na carreira.
O jogo
A partida teve o inusitado problema da música alta ao fundo, reclamado com frequência pelos dois tenistas, algo que a arbitragem demorou para resolver. O jogo foi saque a saque com o brasileiro precisando salvar quatro chances de quebra ao longo da parcial, uma delas de set-point. No tie-break o europeu começou mal, com dupla-falta e Heide sacou bem, abriu 4 a 1, ampliou a vantagem para fechar com autoridade.
No segundo set o brasileiro foi sobrevivendo no saque, salvando break-points e obtendo apenas uma chance de quebra. Salvou set-points novamente, levando a mais um desempate. O equilíbrio foi enorme até que no 5 a 5 Faria jogou muito bem com uma deixada, obteve a vantagem e com boas direitas fechou a parcial vibrando muito.
No terceiro set o brasileiro teve brecha com um 15/30 no 3 a 2, mas Jaime fechou a porta e na sequência Heide foi traído por um quique infalso justo em um break-point, cometeu erro de slice e foi quebrado. Ele teve três chances a seguir para devolver a quebra, mas Faria jogou muito bem em todas no saque e no fundo. O português sustentou o serviço a seguir para fechar a partida.
Pela primeira rodada, Felipe Meligeni, 194º, foi derrotado pelo argentino Francisco Comesana em jogo válido pela primeira rodada.
O campineiro caiu diante do semifinalista do Rio Open na primeira rodada do ATP 250 com premiação com parciais de 7/6 (7/3) 7/6 (7/4) após 2h02min de duração.
Felipe havia passado o qualificatório do evento que é o último da gira sul-americana no piso de saibro.
O duelo foi interrompido pela falta de luz natural na quadra 2, seria disputado na quadra 1, mas o toque de recolher em virtude dos apagões no Chile fizeram com que o confronto fosse transfeiro para esta quarta com 2 a 1 para o brasileiro no segundo set, sem quebras. Os dois caminharam confirmando os saques, alguns com problemas nos dois lados, e um novo tie-break foi disputado. Desta vez o equilíbrio ficou até o 4 a 4 quando Comesana desgarrou no placar para fechar.
O primeiro set na terça-feira foi marcado por equilíbrio e chances perdidas dos dois lados com Meligeni salvando um set-point no 5/6 com bom ponto e smash definidor. Mas o brasileiro não foi bem no meio do tie-break, perdendo no detalhe a parcial. Ele se irritou, bateu a raquete no banco, danificou o mesmo de forma leve e levou uma advertência do árbitro. Irritado, Felipe chanou o supervisor, reclamou, mas a decisão foi mantida.
Agora o brasileiro disputa uma série de challengers na América do Sul e terá uma subida no ranking. Após cair para o 194º por não defender os 75 pontos do Rio Opem (quali mais oitavas de final), ele estará entre os 180 melhores na próxima segunda-feira.
Com as derrotas de Felipe e Gustavo Heide, resta Thiago Monteiro nas oitavas em simples onde encara o argentino Camilo Ugo Carabelli nesta quinta-feira às 18h.
