Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Holanda conquista vitória simples sobre Portugal na estreia da Copa do Mundo

van der Gragt garantiu a vitória neerlandesa sobre Portugal (Sanka Viganagama/AFP via Getty Images)

Laranja Mecânica domina no primeiro tempo, é pressionada pelas portuguesas na segunda etapa e soma três pontos

Sanka Viganagama/AFP via Getty Images

A Holanda estreou na Copa do Mundo Feminina de Futebol com vitória simples sobre Portugal. Em jogo realizado na manhã deste domingo (23) e disputado no Estádio Forsyth Barr, em Dunedin/NZL, as atuais vice-campeões mundiais venceram Portugal por 1 a 0. Stefanie van der Gragt garantiu a vitória neerlandesa no jogo que completou a primeira rodada do Grupo E.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.

Prevaleceu no primeiro tempo quem tinha mais cancha de Copa do Mundo. Atuais vice-campeãs, as Leoas dos Países Baixos aproveitaram mais tranquilidade e experiência diante das debutantes portuguesas. Passados os primeiros dez minutos de equilíbrio, a Laranja Mecânica logo abriu o placar. Em cobrança de escanteio executada por Spitse, van der Gragt cabeceou e marcou. A princípio, a arbitragem marcou impedimento por considerar que Roord, em posição irregular, participara do lance, mas após revisão no vídeo, o gol foi validado. O tento deu mais tranquilidade às neerlandesas, que chegaram com relativo volume ofensivo e aproveitavam os espaços e vacilos deixados pelas adversárias.

No segundo tempo, a postura foi diferente. Com um pouco mais de equilíbrio, Portugal teve mais posse de bola e apresentou mais paciência para trocar passes com mais calma e ter momentos de superioridade em campo. A primeira chegada lusa veio aos cinco, quando Jéssica Silva foi espetada no lado esquerdo da área e chutou para fora, mas o lance foi anulado por impedimento. Em resposta, Beerensteyn teve chance na cara do gol, mas Inês Pereira levou a melhor mais uma vez. Por outro lado, as Leoas estavam mais espaçadas e tinham dificuldades na transição. As portuguesas poderiam ter melhor sorte na partida, mas o chute cruzado de Telma Encarnação foi defendido por van Domselaar.

Com o resultado, a Holanda divide a liderança do Grupo E com os Estados Unidos, mas fica na segunda colocação pelo saldo de gols, enquanto as lusitanas não pontuam. Na próxima rodada, os Países Baixos reeditam a final do último Mundial contra as norte-americanas no Estádio Regional de Wellington, em Wellington/NZL, às 22h da quarta-feira (26), enquanto Portugal enfrenta o Vietnã no Estádio Waikato, em Hamilton/NZL, às 4h30 da quinta-feira (27).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo