Copa do Mundo - Qatar 2022

Holanda passa pelos Estados Unidos e está nas quartas de final

Foto: Richard Heathcote via Getty Images

O primeiro jogo da fase de oitavas de final da Copa do Mundo aconteceu neste sábado (03), e marcou o confronto entre Holanda (1º do grupo A) e Estados Unidos (2º do grupo B), no Internacional Khalifa. Embora a seleção americana tenha conseguido criar algumas boas chances, não fez o suficiente para superar os holandeses, que venceram por 3 a 1 e garantiram a classificação. Memphis, Blind e Dumfries marcaram, enquanto Wright descontou.

As duas equipes foram a campo com força máxima, sendo que a Holanda confiava na dupla ofensiva formada por Memphis e Gakpo, enquanto os Estados Unidos tinham em Pulisic sua grande opção ofensiva. Foi dos pés do jogador que saiu a importante vitória e que deu a classificação sobre o Irã.

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo do Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

PRIMEIRO TEMPO:

Logo com dois minutos de jogo, a seleção dos Estados Unidos quase marcou. Em jogada no ataque, Adams fez o toque rápido para Pulisic, que entrou sem marcação e finalizou, mas o goleiro Noppert fez grande defesa para evitar o primeiro gol da seleção americana. Aos sete minutos, a seleção dos Estados Unidos chegou de novo, desta vez pela esquerda, mas Aké afastou o perigo.

Aos nove minutos, em sua primeira finalização, a Holanda abriu o placar. Gakpo lançou Dumfries pela direita e o jogador cruzou rasteiro atrás. Memphis apareceu batendo de primeira e mandou no canto direito, sem chances para o goleiro Turner: Holanda 1 a 0.

Após o gol, os holandeses seguiram insistindo e tiveram duas oportunidades. Na primeira, Blind recebeu na entrada da grande área e chutou pra fora. Na outra, Aké tentou cabeçada após cobrança de escanteio e mandou por cima.

Aos 42, Weah arriscou de fora da área e mandou no canto direito, mas o goleiro Noppert fez grande defesa. Já nos acréscimos, em nova jogada pela direita, Klaassen tocou em Dumfries, que cruzou rasteiro para a área. Blind apareceu finalizando de primeira e deu números finais ao primeiro tempo: Holanda 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO:

Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram com mudanças. Na Holanda, Koopmeiners e Bergwijn entraram, enquanto Reyna foi a campo pelos Estados Unidos. Com oito minutos, a nova peça da seleção americana já criou jogada pela esquerda e tocou em McKennie, mas a finalização do jogador dos Estados Unidos acabou indo por cima do gol.

Aos 15, a Holanda teve uma boa oportunidade quando Gakpo se livrou da marcação e tocou em Memphis. O atacante holandês arriscou de primeira, mas o goleiro Turner espalmou em escanteio. Aos 20, a seleção dos Estados Unidos fez novas mudanças, mandando a campo Aaronson e Wright. No entanto, a jogada de perigo foi da Holanda, quando Koopmeiners bateu de fora e o goleiro Turner rebateu, Memphis ainda tentou de cabeça, mas parou em nova defesa.

Aos 29, Memphis tentou recuar, mas deu nos pés de Wright, o atacante dribou o goleiro da Holanda e bateu, mas a defesa afastou. No lance seguinte, Pulisic cruzou rasteiro, Wright conseguiu uma finalização estranha e encobriu o goleiro da Holanda para descontar: 2 a 1. A Holanda tentou responder com Bergwijn, que acabou finalizando pra fora. Aos 33, Pulisic arriscou de fora da área e o goleiro Noppert segurou firme.

Até que aos 36 minutos, em jogada pela ponta esquerda, Frenkie de Jong acionou Blind, que cruzou na medida na segunda trave. Dumfries apareceu com liberdade, finalizou de perna esquerda e marcou mais um para a Holanda: 3 a 1. Os Estados Unidos ainda buscaram uma pressão no final do jogo em busca de descontar o placar, mas não conseguiram furar o bloqueio defensivo da Holanda.

COMO FICA:

Com a vitória, a Holanda se torna a primeira seleção classificada à fase de quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. A equipe agora vai aguardar o vencedor do confronto entre Argentina e Austrália para saber quem será o seu adversário na próxima fase. Os Estados Unidos, por sua vez, se despedem nas oitavas, assim como já havia acontecido nas duas últimas edições de Copa do Mundo que disputou (2010 e 2014).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo