Futebol Internacional

Inglaterra se junta a outras seleções e anuncia que não vai enfrentar a Rússia

Publicado em

FOTO: Alessandro Sabattini/Getty Images
— Continua depois da publicidade —

As seleções europeias estão começando a se organizar em um grande boicote contra a Rússia. Nesta segunda-feira (28), Inglaterra, Dinamarca e País de Gales anunciaram que não vão enfrentar a seleção nacional de futebol do país. Anteriormente, Polônia Suécia e República Tcheca já haviam anunciado que não querem encarar os russos na repescagem das Eliminatórias Europeias. Essa movimentação faz parte de um boicote aos russos pela recente invasão do país à Ucrânia.

Atual campeã do mundo, a seleção francesa de futebol também se pronunciou oficialmente durante a última semana, embora as declarações do presidente da entidade, Noël Le Graët, tenham sido mais brandas. De acordo com o mandatário, a Federação Francesa de Futebol não vai se opor a uma exclusão da Rússia da Copa do Mundo do Catar. Os boicotes anunciados pelas seleções possuem validade a longo prazo e a intenção é evitar um confronto no Mundia, que terá início no dia 21 de novembro.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Publicidade

Para reforçar a sua posição, a Inglaterra publicou um comunicado e explicou que suas medidas visam uma solidariedade à Ucrânia, que vem vivendo uma situação bastante complicada diante dos conflitos. A posição dos ingleses foi reforçada por Dinamarca e País de Gales.

— Esta decisão foi tomada em solidariedade com a Ucrânia e para condenar as atrocidades que a Rússia está cometendo — destaca o comunicado oficial da Federação Inglesa de Futebol . 

Desta forma, a Inglaterra se recusará a jogar contra a Rússia em qualquer competição no futuro próximo. Isso não se restringe ao futebol profissional e engloba qualquer categoria. O mesmo vale para o futebol feminino. A intenção é cortar qualquer relação com os russos neste momento de conflito contra a Ucrânia.

A Dinamarca, classificada para a Copa do Mundo do Catar, foi ainda mais contundente ao falar de uma “exclusão da Rússia de todos os esportes”. O diretor-executivo da Federação Dinamarquesa de Futebol, Jakob Jensen, pediu medidas mais duras contra a Rússia e cobrou das autoridades esportivas uma exclusão dos russos de maneira imediata em qualquer competição que estejam disputando.

A Rússia está na disputa da repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo e tem um jogo marcado para o próximo dia 24 de março, diante da Polônia. Existe uma grande possibilidade de a Fifa optar pela exclusão dos russos da repescagem, garantindo assim os poloneses em um jogo decisivo, que poderá ser contra Suécia ou República Tcheca.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile