Uma viagem de 2.528 km levou, em novembro, uma tonelada de materiais esportivos para a Região Norte do Brasil, sem gerar nenhuma emissão de poluentes, graças à logística de carbono zero. O caminhão 100% elétrico, operado pela Zero Carbon Logistics, saiu de Belo Horizonte, Minas Gerais, e seguiu diretamente para os projetos sociais da Instituição De Peito Aberto, organização social dedicada a promover o esporte, a educação, a saúde e a cultura. Aproximadamente 1.200 crianças serão beneficiadas com uniformes para a prática esportiva.
A Zero Carbon, líder global em soluções logísticas sustentáveis, realizou o transporte do material. Reconhecida por ser a empresa de logística mais sustentável do mundo, a Zero Carbon compensa 100% do carbono gerado em suas operações e possui uma frota com veículos 100% elétricos, alinhando-se às melhores práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
Para Wenceslau Madeira, diretor e co-fundador da De Peito Aberto, a logística para esse tipo de trabalho vai ao encontro dos objetivos da instituição, que atua como importante canal para empresas que pretendem adotar práticas ESG.
“A ação mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, explica Madeira.
Um dos locais atendidos pela instituição é o Ginásio Bráulio Nelson da Conceição, localizado em Terra Santa, cidade paraense pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Em um pouco mais de 13 anos de atuação em comunidades da região, a iniciativa já beneficiou mais de 5 mil crianças e adolescentes.
O Esporte na Cidade, como é conhecido o projeto, promove atividades e apresentações em escolas públicas e espaços esportivos para a iniciação de crianças em esportes como basquete, vôlei e futebol, entre outras modalidades. Além de Terra Santa, Parauapebas, Porto Trombetas (comunidades quilombolas de Moura e Boa Vista), Canaã dos Carajás, Marabá e Curionópolis estão entre as cidades beneficiadas pelo projeto que atende mais de 500 crianças por ano.
A De Peito Aberto é referência em captação via Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Por meio dos recursos provenientes de renúncia fiscal e apoio de empresas parceiras, a entidade já transformou a vida de mais de 60 mil crianças nos locais onde organiza e realiza seus projetos.
Para a ação, a instituição contou com o apoio das empresas Vale, White Martins, Mineração Rio do Norte e Elo.
A De Peito Aberto conta com mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).