O confronto decisivo entre Internacional e Delfín vai definir quem ficará com a última vaga à repescagem da Copa Sul-Americana. A vitória do Colorado por 2 a 0 contra o Real Tomayapo na terça-feira (4) garantiu três pontos e um empate com o Cetáceo na tabela de classificação da fase de grupos do torneio continental. Os dois possuem oito pontos. Apesar da igualdade na pontuação, os equatorianos estão à frente devido aos critérios de desempate.
São os critérios de desempate que fazem o Delfín estar na segunda colocação do grupo C e assegurar a ida aos playoffs da competição, além de dar outra vantagem ao auri-cerúleo. O clube do Equador vai conseguir a classificação aos 16 avos de final do certame caso ganhe ou empate no próximo final de semana.
Já do lado alvirrubro, o Internacional somente se classifica caso vença o confronto que acontecerá às 21h30 (de Brasília), do próximo sábado (8), no Alfredo Jaconi. Um fator positivo para a equipe treinada por Eduardo Coudet é que uma vitória simples bastará para o Colorado chegar à repescagem. Qualquer triunfo em Caxias do Sul vai levar os gaúchos aos 11 pontos, alçando-os ao segundo lugar da chave, assim conquistando a classificação.
O motivo da vantagem do Cetáceo quanto aos critérios de desempate se deve mais especificamente aos gols pró. Porém, dentre tais critérios, esse é o segundo. O primeiro é o saldo de gols. Nesse aspecto, ambos estão empatados em 2 a 2. O que beneficia o atual vice-líder é o número de gols a favor. Os equatorianos superam os brasileiros por 9 a 5. Ou seja, a Academia do Povo só conquistará a classificação aos playoffs da Sul-Americana se vencer a “final” que vai ser disputada contra o adversário direto na luta pela última vaga à repescagem da competição.
O Internacional, que era tido como favorito para ser o primeiro colocado do grupo C e alcançar as oitavas de final de forma direta, viu o seu favoritismo ficar apenas na teoria após a derrota de virada por 2 a 1 para o Belgrano na semana passada. O triunfo dos Piratas na Arena Barueri tornou possível que os argentinos, em seu último compromisso pela fase de grupos, chegassem ao topo da chave e ficassem com a vaga nas oitavas, deixando os colorados tendo que ir em busca do prêmio de consolação: a vaga nos 16 avos de final.
Caso o Clube do Povo vença a grande decisão que tem pela frente, vai ter que se planejar para encarar um novo rival na repescagem. No entanto, esse cenário hipotético somente vai se confirmar caso passe pelos playoffs. Para pensar neles, é necessário também se pensar nesse possível novo rival. O eventual adversário será um dos terceiros colocados da Libertadores que, por conta da eliminação na maior competição de clubes da América do Sul, foram parar na repescagem da Sul-Americana, desta maneira entrando na briga pela “grande conquista”.
Falando novamente sobre os critérios de desempate, serão eles que vão definir com quem a Academia do Povo irá batalhar por uma vaga nas oitavas de final. O critério em vista nesse panorama é a quantidade de gols pró.
Se superar o Delfín por um gol de diferença, o seu enfrentamento na próxima fase será contra o Rosario Central. Em caso de avanço, jogará contra o Fortaleza nas oitavas. Caso a vantagem seja por dois gols de diferença, vai enfrentar a LDU e, se avançar, vai ter que lutar contra o Lanús por uma vaga nas quartas de final. Havendo uma goleada colorada por três gols de diferença, o adversário vai ser o Independiente Del Valle. Indo adiante terá em sua trajetória no torneio um confronto brasileiro pois o Cruzeiro será o seu rival na fase seguinte.
A última conjectura envolve uma elástica diferença de quatro gols ou mais. Em caso de consumar-se, o Internacional enfrenta o Libertad na repescagem, e nas oitavas vai ter outro paraguaio pela frente na caminhada rumo ao bicampeonato da Sul-Americana, que será o Sportivo Ameliano.