A primeira semifinal da Euro 2020 será disputada nesta terça-feira (6) entre Itália e Espanha, em Wembley. Ambas as seleções chegam embaladas: os espanhóis eliminaram a Suíça nos pênaltis; vale lembrar que os suíços eliminaram a França nas oitavas; enquanto os italianos bateram a forte seleção da Bélgica por 2 a 1 em Munique.
Historicamente, Itália e Espanha acumulam equilíbrio em seus duelos: ao todo, foram 35 confrontos desde 1924, com 10 vitórias italianas, 10 triunfos espanhóis e 15 empates. No entanto, alguns jogos pela Eurocopa ficaram marcados na memória dos torcedores. Um dos mais emblemáticos foi a goleada da Fúria sobre a Azzurra na decisão da Euro de 2012, sonoros 4 a 0.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
RELEMBRE
No dia 1º de julho de 2012, Espanha e Itália se encontravam na decisão da Euro no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. A Fúria tinha conquistado a Copa do Mundo na África do Sul e tinha sua geração de ouro: nomes como Casillas, Sergio Ramos, Iniesta, Xavi, Pedro e Fernando Torres faziam parte do plantel gerido por Vicente del Bosque.
Por sua vez, a Itália vinha de um vexame no mundial dois anos antes: terminou na lanterna do grupo F, que tinha Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. Vale lembrar que a Azzurra estava defendendo o título de 2006, conquistado sobre a França.
Em campo, um passeio espanhol: 4 a 0, com gols de David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata. Além do placar, a Itália fora totalmente dominada pela geração dourada da Espanha, que conquistou três troféus em sequência: a Euro de 2008, o Mundial de 2010 e a Euro de 2012.
+Leia mais sobre futebol internacional clicando aqui
REVANCHE EM 2016
Uma “vingança” da Itália sobre a Espanha veio na Eurocopa de 2016, disputada em solo francês. Nas oitavas de final, a Azzurra aplicou 2 a 0, gols de Chiellini e Pellé, já nos acréscimos. Os italianos, comandados por Antonio Conte, chegaram até as quartas de final naquela edição.
A Espanha vinha de um vexame na Copa do Mundo de 2014. A então atual campeã fora goleada pela Holanda na primeira rodada por 5 a 1 e posteriormente fora eliminada na fase de grupos. A Fúria passava por um processo de envelhecimento de sua geração mais vitoriosa e a renovação viria após o Mundial de 2018.