Surfe

Italo Ferreira larga bem em 2025 e se consolida como favorito na WSL

Italo Ferreira na WSL 2025. (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

O brasileiro está em grande fase após o vice-campeonato mundial conquistado em 2024.

Foto: Thiago Diz/World Surf League

A temporada 2025 da WSL foi iniciada de maneira muito positiva para Italo Ferreira. O surfista brasileiro lidera o ranking do Championship Tour após duas etapas disputadas. Logo de cara, Italo assumiu a responsabilidade de ser o grande nome da elite do esporte em um ano com importantes ausências na corrida pelo título mundial.

+ Sinner vive pesadelo fora das quadras após doping

Os rivais Gabriel Medina e John John Florence estão fora dos eventos da WSL e só devem voltar a atuar como representantes da elite em 2026. A dupla já recebeu convites da liga para disputar o CT no ano que vem, mesmo sem os pontos necessários para se qualificar, e não incomoda Italo na briga da atual campanha.

Sem o peso do paulista e com uma participação “informal” do havaiano, Italo Ferreira fez por merecer e abriu os trabalhos com uma semifinal em Pipeline e um título na piscina de ondas em Abu Dhabi. Medina está lesionado e deve ser ausência de toda a temporada, enquanto Florence participou do primeiro evento do ano como convidado e anunciou que ficará de fora do restante das etapas. Seguindo sua trajetória, mesmo distante em termos de calendário, Italo já encaminhou uma vaga no Finals a ser disputado em agosto. Ferreira soma 16.085 pontos no ranking da WSL, cerca de 7 mil a mais do que o sexto colocado, Rio Waida.

A próxima etapa de surfe será disputada em Portugal, nas ondas de Peniche, entre os dias 15 e 25 de março de 2025. Por lá, Italo é considerado um dos maiores favoritos e acumula grandes resultados. Em 2019, foi campeão do evento europeu e encaminhou o título mundial, conquistado de maneira emocionante no Havaí.

A abordagem de Italo Ferreira em relação aos primeiros compromissos de 2025 na WSL teve uma pitada de vingança. Derrotado no Finals da temporada anterior para John John Florence, o brasileiro entrou em cena com outra mentalidade. Em entrevista concedida na véspera da etapa de Pipeline, há cerca de dois meses, Italo foi firme.

– Cheguei muito perto no ano passado (2024) e isso me traz mais vontade de vencer neste ano. O Circuito mudou, inverteu o calendário e dá para começar muito bem. Venho treinando muito forte nos últimos três meses e isso me deixou muito confiante – comentou em janeiro.

Dito e feito. A largada na “pole position” da WSL o credencia como favorito a conquistar o bicampeonato mundial de surfe em 2025. Focado, Italo Ferreira apresentou um nível praticamente imbatível até aqui. O surfista potiguar vinha de uma campanha incrível em Pipeline e foi superado por Barron Mamyia, dono da casa que fez valer o conhecimento do pico. Mesmo assim, Italo mostrou que mantém o alto nível de surfe que vem construindo desde a segunda metade da temporada 2024. Em Abu Dhabi, não deu chances aos adversários e venceu o evento de forma brilhante.

Outro ponto que pode favorecer Italo no Championship Tour é o local do Finals. Em 2025, a liga vai ter os títulos mundiais definidos em Cloudbreak, Fiji. Como é uma onda tubular, o local anima o Italo Ferreira, que se tornou especialista no estilo e vem conquistando ótimos resultados em tubos nos últimos anos.

O momento de Italo é fantástico. A partir da etapa em Portugal, o brasileiro vai precisar administrar os nervos, somar pontos e confirmar a vaga no Finals. Vestindo a laycra amarela de líder do CT, Italo Ferreira tem tudo para construir uma bela trajetória e voltar ao topo da WSL ao final da temporada 2025.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo