O futebol americano perdeu nesta quinta-feira (18), aos 87 anos, o ex-running back Jim Brown, que atuou por oito temporadas defendendo a camisa do Cleveland Browns e é considerado o maior atleta a atuar na sua posição na história da NFL. A sua morte só foi confirmada nesta sexta-feira através de sua esposa, Monique Brown. Segundo ela, Jim morreu em sua residência, em Los Angeles e “em paz”. Porém, a causa do falecimento não foi revelada.
James Nathaniel Brown, atleta pertencente ao Hall da Fama do futebol americano desde 1971, em oito anos defendendo os Browns registrou números espetaculares para a sua época. Foram ao todo 12.312 jardas corridas e 106 touchdowns corridos marcados, além de 20 por recepção. Ele foi eleito MVP em três temporadas (1957, 58 e 65), além de um título de campeão da NFL, em 1964. Também foi eleito o maior jogador colegial de todos os tempos e está na lista de 100 maiores jogadores da história da NFL.
Ao encerrar a carreira de jogador em 1966, Jim Brown começou a atuar como ator de cinema. Participou de vários filmes. Dentre os de maior destaque, estão os papéis em “Os Doze Condenados” (1967) e “Marte Ataca!” (1996). Seu último papel como ator foi no filme “A Grande Escolha”, em 2014. Além disso, também se destacou como ativista social, atuando em diversas causas pelos direitos civis e pela população afro-americana. Todavia, também teve problemas com a justiça. Foi acusado várias vezes de agressão e até por estupro após encerrar a carreira. Chegou a ser preso em 1986 por ter batido em sua noiva. Em 1999, foi novamente condenado por ter quebrado a janela do carro de sua esposa.
O Comissário da NFL, Roger Godell, emitiu uma nota sobre o falecimento de Brown dizendo que ele foi “um dos mais dominantes jogadores a pisar em um campo, mas também uma figura cultural, que ajudou a promover mudanças”. E que Jim inspirou “aletas a fazer a diferença, principalmente nas comunidades onde vivem”.
Já o Cleveland Browns, seu ex-time, postou em suas redes sociais um texto onde diz que é “impossível descrever a profunda gratidão que sente por ter sido parte da vida de Jim Brown de seu legado”.
Outras equipes da NFL, como Indianapolis Colts, Las Vegas Raiders e New England Patriots e ex-jogadores da liga como J.J Watt, Barry Sanders, Emmith Smith e até o astro do basquete Lebron James também usaram suas redes para homenagear o atleta. Jim Brown deixou a sua esposa, Monique, além de mais cinco filhos.