A seleção da Alemanha confirmou nesta terça-feira (9) que o trabalho do técnico Joachim Low será encerrado após o término da Euro 2020, em junho deste ano.
O contrato estava prevendo que o técnico seguisse com a seleção até o fim da próxima Copa do Mundo para fechar o ciclo, mas a decisão tomada após reunião entre dirigentes e diretores técnicos consistiu em interromper o trabalho antes.
Em nota oficial, o técnico agradece pela oportunidade que teve em sua carreira e ressalta que a decisão será melhor para ambas as partes. O técnico estava no comando da seleção alemã desde agosto de 2006.
“Dou este passo com muita consciência, cheio de orgulho e enorme gratidão, mas ao mesmo tempo continuo muito motivado no que diz respeito à próxima Eurocopa.”
“Estou orgulhoso porque foi algo muito especial e uma honra para mim estar envolvido no meu país e porque pude trabalhar com os melhores jogadores de futebol do país durante quase 17 anos e apoiá-los no seu desenvolvimento.”
“Tive grandes triunfos e derrotas dolorosas com eles, mas, acima de tudo, muitos momentos maravilhosos e mágicos – muito além de apenas Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Sou e continuarei grato à DFB, que sempre proporcionou a mim e à equipe um ambiente de trabalho ideal”
Trabalho atual é alvo de muitas críticas
Com a seleção alemã, Joachim Low conquistou a Copa do Mundo da FIFA 2014 na final contra a Argentina em gol marcado na prorrogação. Depois, foi semifinalista da Euro 2016 (derrotada pela França) e acabou ficando na fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2018, na Rússia, com atuação e resultados decepcionante.s
A pressão em cima do técnico estava crescendo desde então, mas Low havia recebido uma segunda chance para tentar melhorar o desempenho da seleção. Entretanto, a oportunidade acabou não sendo aproveitada e a Alemanha decepcionou muito nos jogos recentes da Nations League.
O trabalho de Joachim Low será encerrado oficialmente após a disputa da Eurocopa, na qual a Alemanha terá pela frente um grupo muito difícil com França, Portugal e Hungria. Pelo menos, todas as partidas estão previstas para serem realizadas em solo alemão, na Allianz Arena.
O futuro técnico
Com a saída oficializada de Low, a imprensa europeia está cada vez mais tentando descobrir quem será o novo técnico da seleção. Recentemente, o nome de Jurgen Klopp foi cogitado fortemente na Alemanha, mas o atual técnico do Liverpool desconversou quando foi perguntado sobre esta situação.
“No futuro, talvez. Agora? Não. Não tenho tempo, tenho um trabalho – um trabalho muito intenso, por falar nisso! Não tenho certeza se alguém perguntou por mim ou algo assim, mas se eles não sabem, eu tenho um emprego em Liverpool. E mesmo que o tempo (a fase atual) esteja ruim de novo, eu gosto!”
Na concorrência, o técnico Julian Nagelsmann também esteve bastante cogitado recentemente para assumir a seleção alemã. Porém, ao ser perguntado se estava considerando assumir a seleção, o técnico do RB Leipzig demonstrou desinteresse pela vaga.
“Temos um jogo importante amanhã e, francamente, não estou nem aí para saber quem será o técnico da seleção, então não quero responder a isso. Klopp é um treinador excepcional, mas acho que Liverpool e Jurgen Klopp estão satisfeitos com a parceria. A DFB vai pensar sobre essa questão, não cabe a mim responder a essa questão”
Palavras de agradecimento
O presidente da DFB, Fritz Keller, prestou homenagem a Low, dizendo que o momento de sua decisão permitiu que a organização demorasse a nomear o próximo responsável.
“A DFB sabe que Low um dos maiores treinadores do futebol mundial. Ele levou o futebol alemão como nenhum outro há anos, não só por causa de suas conquistas esportivas, mas também por causa de sua empatia e humanidade.”
“O fato de nos ter informado sobre a sua decisão numa fase inicial é muito decente. Ele dá-nos à DFB o tempo necessário, com calma e sentido de proporção para nomear o seu sucessor.”
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.