João Fonseca, jovem tenista brasileiro de 18 anos, conquistou uma vitória marcante em sua estreia no Australian Open 2025, derrotando o russo Andrey Rublev, cabeça de chave número 9, por 7-6(1), 6-3 e 7-6(5). O triunfo histórico não só destacou seu talento, mas também o colocou entre os 100 melhores do ranking mundial, consolidando sua ascensão meteórica no circuito.
Seu desempenho gerou elogios de personalidades importantes do esporte. Fernando Meligeni, ex-tenista brasileiro, se rendeu ao jovem tenista: “Sem palavras. Apenas emocionado. Que demais. Que espetáculo. João Fonseca”, postou o medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e semifinalista da Olimpíada em 1996, no X/Twitter.
O apresentador do Sportv André Rizek também comemorou a vitória e elogiou o brasileiro: “João Fonseca não é uma promessa. É um fenômeno”.
Outro que também se rendeu ao jovem tenista brasileiro foi Brad Gilbert, ex-top 4 do mundo. “O nível de Fonseca para 18 anos, e muito menos para qualquer idade, está simplesmente fora das paradas. Seu poder fácil e compostura, agora seu nível está facilmente no top 10. Eu disse no mês passado que terminaria top 25. Agora vendo ele no ATP Finals”, disse o americano.
Vitória e top 100 do ranking
Após a vitória de hoje no Aberto da Austrália, João Fonseca entrou provisoriamente no top 100 do ranking mundial do circuito masculino. Apesar da lista só ser oficializada ao fim do torneio, João já ocupa a 98ª posição na atualização em tempo real do ranking.
O Aberto da Austrália é o primeiro Grand Slam que João disputa. O tenista de 18 anos chegou à Austrália como o 112º colocado do ranking. Depois de vencer dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
Além disso, o tenista brasileiro já faturou, somando as qualificatórias e a duas primeiras rodadas, cerca de R$ 1.863 milhões.
Sequência invicta
A vitória sobre Rublev foi a 14ª seguida do tenista de 18 anos, que chegou à chave principal depois de dominar o qualifying do Australian Open. João Fonseca mostrou uma grande preparação física e mental em 2h23min de partida. Mesmo nos momentos em que Rublev começava na frente ou virava o jogo, João se mantinha sereno, com seu plano de jogo em mente. O russo fez um jogo agressivo, com bolas rápidas, mas ainda assim o brasileiro conseguiu manter o nível alto de competição.
Na segunda rodada do Aberto da Austrália, João Fonseca tenta manter a invencibilidade contra o italiano Lorenzo Sonego. Atual 55º colocado do ranking da ATP, o italiano superou o veterano Stan Wawrinka na primeira fase (3 sets a 1). A partida ainda terá dia e horário definidos pela organização em breve.
Este será o 2º encontro entre Fonseca e Sonego, que tem 29 anos e está há muito mais tempo no circuito do que o brasileiro. Na única vez que se enfrentaram, João venceu por 2 sets a 0, parciais de 7/6 [5] e 7/5, pelos 32-avos do ATP 250 de Bucareste, na Romênia, em abril do ano passado.