Mais Esportes
João Tesser fala sobre estreia na F4 Brasil: ‘auxilia nossa formação’
João Tesser falou sobre a importância da Fórmula 4 no Brasil para a formação dos jovens pilotos.
— Continua depois da publicidade —
Paulista, de 20 anos, o piloto João Tesser fará em 2022 sua estreia na Fórmula 4 Brasil e também na classe de monopostos. A categoria que será realizada pela primeira vez no país é credenciada pela Federação Internacional de Automobilismo, e é um dos passos na ‘pirâmide da Fórmula’, dando 12 pontos dos 40 necessários para a Superlicença, documento requisito para pilotar na F1.
No Brasil, até o momento, existia uma lacuna de categorias no automobilismo: os jovens que pilotam no kart ficam sem opções para continuar se desenvolvendo, com os que tem possibilidade indo competir fora do país. Agora, com a F4 Brasil e um orçamento balanceado, os pilotos terão uma chance nacional para se promover na FIA, e Tesser também vê como uma nova chance de aprendizado:
— A Fórmula 4 brasileira será muito importante para a formação e desenvolvimento de novos pilotos, pois auxilia diretamente em nossa formação. Sigo muito focado. Treino toda semana no simulador, na Pilotech, e também realizo treinos físicos na academia Bioclub. Também faço atividades que ajudam no meu reflexo e raciocínio lógico
O piloto paulista não teve formação no kart, pulando as classes Mirim, Cadete, Júnior Menor e Júnior, mas mesmo assim conquistou títulos nacionais, sendo o mais recente também o seu maior. Em dezembro de 2021, foi campeão brasileiro de kart na classe Novato, e além disso recebeu outros seis troféus durante o ano.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
+ W Series anuncia teste para novos talentos com brasileira Julia Ayoub
Com o gosto de automobilismo vindo de seu avô, Josimar Tesser, João agora relembra da família ao tomar um passo relevante na entrada da F4 Brasil:
— Por conta de minha família, tenho uma ligação muito forte com o automobilismo. Desde criança acompanho as competições. Estou muito feliz e empolgado por poder disputar a Fórmula 4, que é realizada em várias partes do mundo.
A Fórmula 4 será a primeira categoria de monopostos no país desde 2017, quando encerrou-se a Fórmula 3. A F4 Brasil é promovida pela Vicar, empresa que participa também na StockCar e na Stock Light, e será uma categoria de ‘apoio’ da Stock. Serão 18 corridas dividas em seis etapas, com o começo marcado para o dia 15 de maio em Vello Cittá.