O Botafogo vive um momento ruim em relação às lesões dentro de seu elenco, ao todo o time tem cinco jogadores lesionados que não podem jogar em um momento da temporada que a equipe tem tido jogos a cada três dias da semana, para piorar neste período ainda terá a disputa da Copa América, o Alvinegro já sabe que não poderá contar com Savarino e possivelmente Gatito. No entanto, o time da Estrela Solitária pode se beneficiar das contrações que já fechou na primeira janela e ainda com a volta de jogadores que foram emprestados para times europeus.
O clube já havia deixado encaminhadas as contratações do volante Allan e do atacante Igor Jesus, os dois chegaram ao clube na segunda janela, que se abre no dia 10 de julho. Além deles, o clube também terá os retornos de Carlos Alberto, Segovinha e Gustavo Sauer, todos eles estão retornando de seus respectivos empréstimos.
Apesar de terem idades diferentes, todos os três jogadores citados acima tiveram muita minutagem em seus respectivos empréstimos. Veja abaixo como foram os jogadores do Botafogo durante seu período de empréstimo:
Carlos Alberto
Entre os três jogadores citados acima, o atacante Carlos Alberto pode ser considerado o que mais aproveitou seu período emprestado, ele foi cedido ao RWD Molenbeek no começo até o final da temporada europeia. Pela equipe de Bruxelas jogou 16 pelo Campeonato Belga, tendo jogado 659 minutos segundo o site “Fbref”.
Neste período o jogador marcou três e ainda deu duas assistências, totalizando cinco participações em gols. Fora isso, de acordo com site “Sofascore” o jogador deu uma média de 8.1 passes certos por partida, tendo um aproveitamento de 73% neste quesito. Durante seu empréstimo, o jogador atuou como ponta-esquerda e centralizado como 9.
Carlos Alberto chegou ao Botafogo inicialmente por empréstimo junto ao América-MG, no início do ano passado. Em 2023, o jogador não teve tantas oportunidades com Luís Castro no primeiro semestre. Após a saída do português, o jogador teve mais oportunidades no período de Cláudio Caçapa como interino, chegando a marcar gols importantes em clássico contra o Vasco e pela Sul-Americana. Ele foi adquirido pelo Alvinegro em definitivo no começo deste ano, mas perdeu espaço com Bruno Lage e Tiago Nunes e acabou sendo emprestado para o RWD em janeiro.
Matías Segovia
Segovinha foi outro jogador a ser emprestado ao clube belga que também faz parte da Eagle Holding (consórcio que administra o Botafogo), ele foi cedido por empréstimo ao Molenbeek em janeiro visando ganhar mais minutagem. De acordo com o site “OGol”, o paraguaio disputou sete partidas do campeonato belga, tendo jogado 288 minutos na competição.
Apesar de não ter marcado gols, Segovinha deu uma assistência em sua passagem pelo futebol belga. Além disso, segundo o “OneFootball”, o jogador deu total de 133 passes e teve um aproveitamento de 75,5% neste quesito. Fora isso, o jogador de 21 anos venceu 55.88% das suas disputas durante os jogos.
Segovia foi contratado como uma das maiores promessas do futebol paraguaio, sendo contratado junto ao Guarani do Paraguai, quando chegou ao Alvinegro no meio do ano passado. O jogador teve um bom começo no clube e caiu rapidamente nas graças da torcida, entrando bem durante os segundos tempos das partidas e dando assistências para gols. Ele ganhou uma música e virou um dos xodós da torcida, no entanto com a queda de produção da equipe na reta final do Brasileirão de 2023 ele acabou perdendo seu espaço e foi emprestado ao clube belga no começo deste ano.
Gustavo Sauer
Diferentemente de Carlos Alberto e Segovinha, Gustavo Sauer foi emprestado no meio do ano passado, curiosamente o jogador de 31 anos vivia seu melhor momento com o Alvinegro no momento em que foi cedido ao Rizespor, da Turquia, por empréstimo até julho deste ano. Ele tinha acabado de ter uma atuação de gala na vitória por 4 a 1 sobre o Coritiba, tendo marcado dois gols e dado uma assistência. Segundo o site “GE”, na época o clube aceitou a proposta pelo fato do jogador ter um dos maiores salários dentro do elenco e depois o jogador aceitou a proposta. O clube turca ainda tem uma opção de comprar o jogador no fim do empréstimo.
O empréstimo do jogador ainda não acabou pelo fato da liga turca terminar daqui há duas semanas. Sauer foi o jogador que mais ganhou minutos, tendo jogado 1.526 minutos em 32 jogos até agora pelo clube turco em seu empréstimo, mas no entanto marcou apenas um gol e deu uma assistência.
Sauer foi uma das primeiras contratações do Botafogo da era SAF em 2022, ele acertou sua ida ao clube da estrela solitária no último dia da primeira janela daquele ano. O jogador teve uma lesão que o tirou de ação por muito tempo, após isso, perdeu espaço com Luís Castro e chegou a virar a terceira opção do ataque, mas recebeu novas oportunidades com a chegada de Bruno Lage que vinha jogando bem. O jogador é a quarta contratação mais cara da história do clube, tendo custado US$ 2 milhões (R$ 10 milhões, na cotação da época) junto ao Boavista, de Portugal.
Os três jogadores só poderão atuar pelo Botafogo novamente após o dia 10 de julho, quando abre a janela de transferências internacionais no Brasil. Até lá, Artur Jorge terá dois meses para avaliar se contará ou não com os jogadores para o restante da temporada.