Basquete

Jogo das Estrelas do NBB tem entre elenco cinco ex-alunos que também jogaram no Colégio Amorim, em São Paulo

Jogo das Estrelas (Foto: Renato Santos/360 Sports Press/Divulgação)

Fato comprova a importância do projeto esportivo dentro da escola para a formação e ter ainda mais atletas de alto rendimento defendendo clubes e o Brasil

Foto: Renato Santos/360 Sports Press/Divulgação
— Continua depois da publicidade —

Georginho ala/armador do Franca, Rafa Paulichi ala/pivô do Vasco, Brunão ala/pivô do Paulistano, Lucas Cauê pivô do Corinthians e Lucas Brandão ala/pivô do Bauru foram protagonistas do Jogo das Estrelas do NBB de 2025, na última sexta e sábado no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O fato interessante é que todos eles estudaram e competiram, em épocas diferentes, pelo mesmo colégio em São Paulo, o Colégio Amorim, referência nacional, segundo o COB, em projeto esportivo com estudantes.

– Acreditamos que o esporte começa na escola e é justamente por isto que há mais de 20 anos desenvolvemos de forma pioneira um trabalho que hoje é referência no nosso país tanto na preocupação da formação pedagógica destes jovens quanto na formação esportiva uma vez que temos parceria com os principais clubes de SP, por isto temos ex-alunos atuando em grandes clubes e diversas modalidades – declarou Helcio Oliveira, diretor esportivo do colégio.

Publicidade

Georginho foi capitão de um dos times que representou o Brasil e esta foi sua quinta participação no Jogo das Estrelas e, a segunda vez que foi capitão, neste ano contou com Rafael Paulichi, outro ex-aluno do colégio, que fez sua segunda participação no Jogo das Estrelas. Brunão, que também está na segunda participação, fez parte do Time Reynan que representa o NBB Novas Estrelas, Lucas Cauê foi o representante no Torneio de Enterradas junto com Lucas Brandão que foi o campeão com uma enterrada em que saltou uma pessoa de 2,13m.

O time campeão desta edição foi capitaneado por Jhonatan, do Flamengo, que usou toda sua experiência para derrotar o Time Reynan, formado pelas Jovens Estrelas da Liga, por 23 a 20 pontos.

Lucas Brandão (Foto: Yuri Reuters/Arquivo pessoal)
Foto: Yuri Reuters/Arquivo pessoal

– Lá sempre foi, e é um lugar de onde saem grandes atletas de várias modalidades. Além do convívio com essas pessoas, a responsabilidade de representar o Amorim em um Campeonato Brasileiro me fez crescer como homem e atleta, e eu, filho de professora, ainda me esforçava pra ser um bom aluno e era – afirmou Georginho, armador do Franca e da Seleção Brasileira que esteve com o elenco nos Jogos Olímpicos de Paris que foi Campeão JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) e Vice-campeão do JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), como era chamado na época.

Prova disso é que o colégio tem diversos ex-alunos espalhados por clubes dentro e fora do país, pois um projeto esportivo em paralelo com o plano pedagógico inspirado no formato americano em que possibilita aos alunos a prática esportiva como bolsistas, são cerca de 300 bolsas por ano nas mais diversas modalidades.

Alguns destes nomes são: Rafael Veiga do Palmeiras, Léo Mana do Corinthians, Matheus Araújo no Ceará, Guilherme Arana do Atlético Mineiro, Malcom Oliveira do Al-Hilal, Gabriel Martinelli no Arsenal e Murilo Santiago do Nottingham Forest.

– Nosso projeto é bem sucedido, pois o nosso departamento pedagógico compreende a importância do desenvolvimento esportivo na vida dos jovens, o envolvimento do corpo docente possibilita a reorganização do calendário de tal forma que o atleta não seja prejudicado e consiga dar conta das tarefas escolares, valorizando o esporte como mais um agente formador dentro do nosso colégio – explicou Sonia Amorim, diretora pedagógica.

O colégio, atual Campeão Mundial no basquete 3×3 no ISF Gymnasiade Bahrein – título inédito para o Brasil – promete que nos próximos anos seguiremos vendo alguns nomes que passaram por lá fazendo bonito tanto no NBB quanto no Jogo das Estrelas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo