Futebol Internacional

Jorge Barcellos, ex-técnico da seleção feminina, revela dificuldades em Portugal

Foto: Divulgação / Avaí / Kindermann

O técnico Jorge Barcellos tem muita experiência no futebol feminino e chegou a comandar grandes clubes, além da Seleção Brasileira, aonde conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007. O treinador é pioneiro também em comandar uma equipe no futebol dos Estados Unidos. Recentemente em Portugal, Jorge Barcellos precisou retornar ao Brasil por não ter sua licença da CBF aceita no país.

Durante entrevista ao canal “OurSports”, no Youtube, o treinador falou sobre as dificuldades que enfrentou em Portugal para poder exercer o seu trabalho. Em certos momentos, Jorge Barcellos precisou assinar a súmula em outra função, mesmo sendo o técnico principal da equipe feminina. Com a pressão da Federação Portuguesa, o profissional não viu outra alternativa a não ser retornar ao Brasil.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

— Tive alguns contratempos durante o período que fiquei lá (em Portugal) por falta de reconhecimento da nossa licença na Europa. Depois que cheguei lá, a Federação Portuguesa de Futebol exigiu um documento reconhecendo a minha certificação. Porém, eles não reconheceram a minha Licença Pro porque não tinha cinco anos de experiência na função. Com isso, passei a trabalhar como diretor técnico e outra pessoa assinava a súmula como treinador. Depois disso, a minha situação não foi resolvida e eu resolvi voltar para o Brasil — disse Jorge Barcellos em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.

Mesmo diante das dificuldades e até mesmo sofrendo pressão da imprensa do país, o treinador brasileiro considera que sua passagem em Portugal foi bastante positiva. Em números oficiais foram 29 jogos e 16 vitórias pelo clube português. O final do ciclo foi em agosto do ano passado.

— Cheguei lá sem o apoio da imprensa portuguesa que noticiava que o clube não ia chegar em lugar nenhum. O comentário era de que o time ia ser rebaixado no campeonato. Apesar disso, considero que o saldo do trabalho foi positivo. Cheguei em um clube sem estrutura e, aos poucos, a minha comissão técnica foi organizado o departamento de futebol. Esse trabalho serviu para mostrar a qualidade do técnico brasileiro. Mesmo com esse retrospecto não consegui dar sequência ao meu trabalho no Famalicão — revelou Jorge Barcellos.

O trabalho do treinador na Seleção Brasileira feminina ainda teve como destaque a medalha de prata nas Olímpiadas de 2008, disputada em Pequim, na China. No futebol brasileiro, Jorge Barcellos acumula passagens por clubes como Vasco, Boavista e Avaí/Kindermann, aonde conseguiu montar uma base bastante vitoriosa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo