O Coritiba perdeu por 2×1 para o Grêmio nesta quarta-feira (07). Foi a 8ª derrota do clube no Brasileirão. No começo, o jogo foi marcado por um apagão alviverde, com direito a dois gols da equipe gaúcha em menos de 15 minutos de partida. Nos 75 minutos restantes, o Coxa cresceu e ofereceu perigo: Robson chegou a marcar aos 32 do primeiro tempo, mas o VAR assinalou posição irregular do atacante. O gol de honra veio aos 26 da etapa final, no cabeceio de Nathan Silva, mas não foi o suficiente para sair de Porto Alegre com um ponto. Confira os destaques da partida aqui.
A 8ª derrota no Brasileirão deixa o Coritiba com 12 pontos, na 18ª posição. Com o resultado, a meta estabelecida por Jorginho de terminar o primeiro turno com 20 pontos fica cada vez mais difícil.
MOMENTO RUIM
Com o pior ataque e a pior defesa, o Coxa também acumula o pior saldo de gols na competição, e uma média de 0,8 bolas na rede por partida. Foram dois gols marcados e nove sofridos nos últimos cinco jogos.
O Alviverde vai para os últimos cinco confrontos do primeiro turno precisando pontuar: ainda encara o Fortaleza (em casa), o Palmeiras (fora), o Santos (em casa), o Ceará (fora) e o Atlético-GO (casa).
A ERA JORGINHO EM NÚMEROS
Jorginho já tem 9 jogos à frente do verdão: venceu dois, empatou três e perdeu quatro. Um aproveitamento de 33%. O técnico deu uma cara mais defensiva ao clube, passou a jogar com apenas Robson no setor ofensivo e teve a posse de bola em poucas partidas. Isso desagradou o torcedor, que viu uma postura ofensiva nas contratações de Sarrafiore, Cerutti, Pablo Thomaz, Mattheus Oliveira e Ricardo Oliveira. Mas o técnico ainda não explorou as peças.
Nas coletivas, o treinador reforçou sua estratégia mais de uma vez. — A gente tem que entender que o Coritiba não pode se dar o luxo de ficar apenas com a bola no pé, de ter qualidade técnica. Pra mim não basta. Nosso objetivo maior é permanecer na primeira divisão. — No início, Jorginho tinha como meta terminar o primeiro turno acima dos 27 pontos. Depois, o plano caiu para os 25. Com a última derrota, o técnico busca terminar os 19 jogos iniciais com 20 pontos.
Abaixo, confira os números de Jorginho na temporada 2020 pelo Coxa:
NOS NOVE JOGOS
- 2 vitórias – 1×0 contra Sport e 1×0 contra Vasco.
- 3 empates – 0x0 contra Botafogo, 3×3 contra Goiás e 1×1 contra São Paulo
- 4 derrotas – 0x1 contra Atlético-MG, 0x1 contra Athletico-PR, 0x4 contra Fluminense e 1×2 contra Grêmio.
EM CASA
- 2 vitórias – 1×0 contra Sport e 1×0 contra Vasco.
- 1 empate – 1×1 contra São Paulo
- 1 derrota – 0x1 contra Atlético-MG
São três gols marcados no Couto Pereira. Dois deles por Robson (Vasco e São Paulo), um por Sabino (Sport).
FORA DE CASA
- 2 empates – 0x0 contra Botafogo e 3×3 contra Goiás
- 3 derrotas – 0x1 contra Athletico-PR, 0x4 contra Fluminense e 1×2 contra Grêmio.
Foram quatro gols marcados fora de casa. Quem balançou as redes foram Robson (Goiás), William Matheus (Goiás), Sabino (Goiás) e Nathan Silva (Grêmio).
O pequeno poder de criação, a média elevada de gols tomados e a pressão recebida nos jogos fizeram com que a torcida ficasse impaciente com o técnico. Após nove jogos à frente do Coxa, Jorginho já tem torcedores exigindo sua demissão.
Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.